domingo, 1 de outubro de 2023

Simulações de aposentadoria (ou no papel tudo é bonito) E atualização do patrimônio de SET/23

“Lema do Lula 3: Imposto acima de tudo, taxas em cima de todos.”

 


Existe uma ótima ferramenta para simular aposentadorias a partir de investimentos.
https://ficalc.app/
A vantagem desse tipo de simulação é que usa dados reais do mercado de ações e renda fixa e permite simular várias estratégias de retirada.
Usa dados de 1871 a 2023 assim para um período de aposentadoria de 40 anos são realizadas 113 simulações.
Os pontos negativos que eu vejo é que só usa dados dos EUA, ou seja, S&P 500 e bonds de 10 anos, e vejo pouco valor em usar dados muito antigos. Antes de 1971 ainda vigorava o padrão ouro, assim, uma dinâmica completamente diferente da economia, voltando um pouco mais, antes das grandes guerras o mundo era ainda mais diferente. O problema é que se você usar apenas dados a partir de 1971 só é possível fazer 13 simulações. Então ou você fica com poucas simulações que tem mais a ver com o nosso mundo, ou com muitas simulações que talvez representem um mundo que não existe mais. Melhor usar mais simulações.

Fiz a simulação usando:
Tempo de aposentadoria = 40 anos
Portfólio inicial = 2’500’000
60% ações / 35% bonds / 5% cash
Estratégia de retirada = porcentagem do portfólio 3,5%
Retirada mínima anual = 80’000
Retirada máxima anual = 150’000

Resultado:
100% das simulações terminam acima de zero.
5,3% das simulações terminam com menos de metade do portfólio inicial
A mediana da retirada anual é 100’000. Em metade dos anos de aposentadoria eu poderia gastar entre 80k e 100k e em metade dos anos eu poderia gastar acima de 100k.

Achei uma simulação bem robusta e com uma regra de gasto na aposentadoria bem simples. O simulador permite escolher 12 estratégias diferentes de retirada, algumas bem complicadas.
Achei melhor ficar com o simples, retirar uma porcentagem do patrimônio assegura que ele nunca acabará, por outro lado pode ser que o dinheiro disponível para gasto seja muito baixo, ter piso e teto de gastos arruma isso, ao custo do patrimônio poder acabar.

Em uma aproximação mais bruta, podemos dizer que não existe viver de renda, apenas viver de patrimônio, assim 40 anos = 480 meses, então 2’500’000 / 480 = 5210 de gastos ao mês considerando que não haverá rendimento acima da inflação. Com o meu piso de retirada de 80k por ano eu assumo que meus investimentos renderão pelo menos 2,7% a.a. acima da inflação.

No papel as coisas são bonitas, mas quanto mais perto da aposentadoria antecipada mais nervoso a gente fica. Afinal é se jogar em um abismo de incertezas por um longo período. A coisa pode dar certo por 20 anos por exemplo e depois começar a dar errado, imagina você depois de 20 anos sem trabalhar começar a ver que o patrimônio não vai dar? Aterrorizante.

 

Patrimônio de SET/23

Patrimônio = R$ 1’527’756,94
Aporte = R$ 7’568,73 (0,49% patrimônio)
Rentabilidade = -1,14%
Inflação = -0,04%
CDI = 0,97%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 40,36%
Inflação acumulada = 37,14%
CDI livre de IR acumulado = 34,71%

Esse mês foi triste, investimentos caíram tanto aqui quanto no exterior. A rentabilidade acumulada da carteira está abaixo da poupança. Por falar em poupança eu poderia me aposentar só na poupança?
Veja que a ideia não é tão maluca quanto parece, a poupança rende uns 6,5% a.a já livre de impostos, como minha meta hoje é juntar 2,5kk prevendo um gasto mensal de 7k, esse patrimônio na poupança rende 13500 ao mês, posso gastar 7k e reinvestir 6,5k para evitar a perda do poder de compra.
Vendo esses números eu me pergunto se não estou sendo muito conservador nos meus cálculos de independência financeira. Com certeza sim, mas tem que ser conservador mesmo, afinal é uma coisa que tem que resistir a 40 anos de incerteza.
 

Voltemos 40 anos no Brasil, consegue imaginar em 1983 planejando uma aposentadoria até hoje? Teria que passar pela incerteza se a ditadura ia voltar, passar por hiperinflação, vários planos econômicos, confisco da poupança, maxidesvalorização do real, SELIC desde 26% até 2%, bolsa subindo, quebrando, andando de lado, medo que a inflação voltasse.
Então a resposta do porquê não simplesmente jogar tudo na poupança e parar de se preocupar com investimentos é simples, porque tudo tem risco, até as coisas que parecem menos arriscadas. Quais os riscos da poupança? Confisco, SELIC cair muito (poupança nesse cenário rende apenas 70% da SELIC), real desvalorizar demais (a ponto dos meus 7k não comprarem nem uma cesta básica).
Esses cenários são prováveis? Acredito que não, mas são possíveis? Aí sim, só pensar em alguém em 1983 tentando prever como seriam os próximos 40 anos.




Ad augusta, per angusta.

15 comentários:

  1. Mendigo,

    A diversificação é o que nos permite continuar no jogo.
    Uma boa carteira diversificada entre empresas lucrativas e renda fixa tende a trazer bons resultados no longo prazo.
    O problema dos brasileiros em geral é que ou são totalmente apegados a renda fixa, onde vão dar sorte se conseguir manter apenas o poder de compra da moeda ou quando investem em renda variável querem dar uma grande tacada, o que na maioria das vezes é investir em empresas ruins.

    É só a quantidade de investidores em OIBR e IRBR que são duas empresas atoladas em problemas e que mal conseguem parar em pé, fora às ações modinhas como a Magazine Luiza que totalmente acha que iria subir 100% por ano até ficar maior que o PIB do Brasil, apesar da margem da empresa ser quase zero.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho OIBR e IRBR, mas tenho HCTR11 e DEVA11 :))
      Abraços.

      Excluir
  2. Pois é, Mendigo. Talvez o jeito seja se resignar e acatar o que o Bastter fala: aposentadoria não existe. Eu já vivenciei - e odiei - a sensação de não ter dinheiro novo entrando e ter que gastar dinheiro dos investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só me falta, depois de perseguir por um longo tempo a IF, também achar ruim.
      Será que criar uma carteira de investimentos com recebimento de renda: FII, dividendos, tesouro Renda+ não minimiza esse problema? Pois seria como se você estivesse recebendo um "salário" dos seus investimentos.
      Adicionei o seu blog nos acompanhados.
      Abraços.

      Excluir
  3. Bem legal a ferramenta indicada.
    O lance da aposentadoria se transforma, você começa ter liberdade para escolher o quer fazer, mas não escapa de arrumar algo muito parecido com trabalho...
    Não é dá nossa natureza ficar parado e deixar de arrumar problema para ocupar o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi gente que se deu mal (alcoolismo) e gente que se deu bem (morando na praia e viajando) na aposentadoria comum. Não conheço fora da internet alguém que tenha se aposentado antecipadamente, pois até na internet isso é muito nichado.
      De qualquer forma eu não planejo dizer para os outros que estou aposentado, é fácil perceber que aposentadoria tem uma conotação bem negativa, provavelmente porque para a maioria das pessoas é apenas um pequeno degrau antes da morte.
      Abraços.

      Excluir
  4. Olá MI! Gosto muito dessa música, conheci ela num CD do Emerson Nogueira.
    Em relação a FIRE, no papel funciona bem, mas sempre tem muitos riscos, eu acho que o maior é a questão da saúde, algum problema com você ou com algum familiar te obrigar a gastar muito mais do que o planejado... enfim, não temos como saber o que vai acontecer, e isso afeta bastante nosso psicológico.
    De qualquer forma, ter muita grana numa situação difícil é melhor do que não ter nada, então seguimos poupando. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problemas sempre vão existir, então é melhor ter dinheiro, que pode ajudar a resolver, do que não ter.
      Abraços.

      Excluir
  5. Sim, a poupança BR dá um retorno invejável (principalmente se compararmos com o resto o mundo dito "desenvolvido"), livre de impostos. E dá um retorno infinitamente superior ao de 99% dos traders.
    Porém é como você falou:
    - se a selic cair muito, vai derrubar o rendimento e aí de salário você passa receber mesada
    - o governo pode confiscar (afinal, já fez isso uma vez, então o tabu foi quebrado, o que facilita acontecer de novo)
    - a inflação pode explodir, o seu rendimento real fica muito negativo, e você passa a ganhar nem uma mesada, mas uma esmola de rendimentos
    - O governo pode numa canetada passar a cobrar imposto sobre esses rendimentos da poupança
    Não dá pra se planejar pra aposentadoria só com poupança, infelizmente. E também acho que infelizmente o Bastter está certo: dificilmente iremos nos aposentar no sentido original do termo: provavelmente ganharemos uma esmola do INSS, e o máximo que poderemos fazer será diminuir a carga de trabalho. Acredito que quando ficarmos velhos, teremos que ter lojinhas na internet, ou algo equivalente a isso, talve até barraquinhas em feiras, para complementar a renda, ou para não consumir muito de nossos investimentos. Dar consultoria, prestar serviços, escrever livros, fazer freelance, etc conforme a habilidade de cada um, até onde der.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que pioraram a poupança, antes pagava 6%aa+tr não importa quanto estivesse a SELIC.
      Se o projeto de aposentadoria antecipada der errado, que seja no começo, não consigo imaginar um mundo onde eu precise trabalhar depois de 30 anos sem trabalhar. Que Deus me guarde.
      Abraços.

      Excluir
    2. Deve ter tido um imenso lobby do sistema bancário para piorar a poupança, até porque, bem ou mal, a poupança é um passivo para os bancos, então tudo o que eles puderem fazer para piorar a caderneta de poupança, eles farão. Eu peguei essa época dos 6%+tr, e ainda tenho um valor nessa "poupança antiga". A regra mudou lá pra meados de 2011 2012, por aí. Eu trato essa como "a camada mais funda da RE", que eu só mexeria em último caso. Engraçado que se vc tenta sacar da poupança, o aplicativo do banco parte do padrão que você vai sacar da poupança dessa regra antiga, então tem que prestar atenção para mudar e dizer que quer sacar da nova.

      Excluir
  6. Pô Mendigo, que animal esse link que você passou. Vou brincar com essa ferramenta aí.

    Sobre o plano FI, eu vejo que pra esse plano temos que arredontar PI pra 10, exatamente pela quantidade infinita de incertezas que estão envolvidas. O que eu penso é que eu devo me programar pra ter pelo menos 2,5X o rendimento que eu projeto que irei precisar. Claro, esse ”irei precisar” é outra variável impossível de se estimar com muita precisão, pois posso ficar doente e precisar de 2 cuidadores em tempo integral 7 dias por semana. De qualquer forma, na medida do possível temos que ser muito, mas muito conservadores em todas as estimativas. Eu já entendi que pra que eu consiga atingir de fato a IF em uma idade decente, em dólar, eu necessariamente vou precisar atingir um ponto bem alto da minha carreira pra ter um aumento exponencial da minha renda ativa. Do contrário eu simplesmente não chegarei lá.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando jogar na retranca como dizem, não dá para prever tudo, então quero ser bem conservador. Tem uns vida locas que calculam quanto 2 milhões rendem na SELIC de hoje e acham que está de boa gastar 18k por mês.
      Abraços.

      Excluir
  7. E aí Mendigo? Na minha planilha eu sei logo no primeiro ano se a coisa foi bem ou não. Após alguns anos indo mal ainda dá tempo de voltar pro mercado de trabalho. Se tudo for bem os primeiros 10 anos é improvável que dê errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu plano terei um plano de previdência e a renda dos FII cobrindo minhas despesas e ainda possibilitando o reinvestimento de uma parte nos 10 primeiros anos, ou seja, mais 10 anos de juros compostos para minha carteira render sem eu mexer nela. Depois desses 10 anos iniciais deve entrar o recebimento do Renda+ para ir compensando a perda do poder de compra.
      Concordo que os primeiros 10 anos da aposentadoria são críticos.
      Como sou concursado, para eu voltar atrás da decisão de parar é muito ruim.
      Adicionei o seu blog nos acompanhados.
      Abraços.

      Excluir