quarta-feira, 31 de maio de 2023

Como eu organizo as minhas finanças pessoais? E atualização do patrimônio de MAI/23.

“Independência financeira é simples, mas não é fácil. Há uma diferença bem grande entre conhecer o caminho e trilhar o caminho.”

A organização é dividida em duas partes: acompanhamento de gastos do dia a dia e acompanhamento dos investimentos.

O acompanhamento dos gastos do dia a dia é feito com o auxílio de um app para celular, no qual eu registro o gasto na hora ou no fim do dia. Antigamente eu fazia em uma planilha, mas era chatíssimo, frequentemente eu acumulava comprovantes de gastos do cartão por uma ou duas semanas e era um parto lançá-los na planilha. Esse acompanhamento tem alguns propósitos:
- Saber quanto eu estou gastando no mês e se é hora de pisar no freio.
- Saber o quanto foi aportado no mês para o calculo de rentabilidade.
- Fazer o fechamento anual de ganhos e gastos.

O app que eu uso é o “Minhas Economias”. Nele é necessário cadastrar contas e categorias de gastos.
As contas que eu tenho cadastradas são por exemplo: conta do BB, conta da corretora, conta cartão de crédito, conta dinheiro físico, etc.
E as categorias de gastos que eu tenho são: receita, moradia, bens duráveis, alimentação, lazer, etc.
Então quando eu recebo o salário eu faço um lançamento positivo na categoria rendimentos na conta BB.
Quando eu compro um eletrodoméstico no cartão eu faço um lançamento negativo na categoria bens duráveis na conta cartão de crédito.
Quando eu pago o cartão eu faço uma transferência da conta BB para a conta do cartão.

Esse acompanhamento do dia a dia é muito útil para se manter na meta de gastos. Meu orçamento para esse ano é de R$4500 por mês, com meta desafiadora de manter os gastos abaixo de R$3500.
Então eu vou gastando normalmente, até que digamos no dia 20 do mês eu já gastei R$4000, então começo a só fazer gastos essenciais, postergando algumas compras para o mês seguinte, de modo a ficar dentro da meta.
Caso eu precise fazer um gasto não recorrente, igual foi quando meu computador estragou e eu tive que comprar outro por R$9000, esses gastos impactam na meta anual.
Minha meta anual era 12 x 4500 = 54000
Retirando o gasto com o computador 54000 – 9000 = 45000
Nova meta mensal 45000 / 12 = 3750
Assim, a partir do mês da compra do computador eu começo a pisar no freio dos gastos antes em cada mês, quando os gastos chegam próximos de R$3750 e não mais R$4500.

A parte do acompanhamento dos investimentos é feita apenas uma vez por mês e serve para:
- Calcular a rentabilidade e evolução patrimonial.
- Servir de subsídio para saber no que aportar.
- Obter dados para o post do blog.

Esse acompanhamento é feito na boa e velha planilha, onde eu tenho os investimentos separados primeiro em duas grandes categorias: investimentos em real e investimentos em dólar.
E depois em várias subcategorias: renda fixa, renda fixa com liquidez, renda fixa IPCA+, renda variável, FII, fundos, cryptos, etc.
Uso os desvios relativos para saber onde aportar, primeiro olhando nas grandes categorias, real ou dólar, a alocação que eu quero no momento é 70% real e 30% dólar, então, por exemplo, se a planilha está com a distribuição 71% real e 29% dólar eu sei que vou aportar em dólar esse mês.
Então eu vou para as subcategorias, em dólar minha alocação é 25% ETF e 5% crypto e no momento está 24% ETF e 5% crypto eu vou aportar em ETF, e assim vou seguindo até chegar no ativo individual que eu vou aportar.
 

Esse método é muito bom, pois tira o fator emocional das decisões. A regra é clara, quanto mais chato for, mais dinheiro você vai ganhar. Coisas emocionantes: day trade, apostas esportivas, fazer investimentos em algo da moda; no geral acabam tirando dinheiro de você. Se você gosta dessa emoção o mais indicado é separar uma parte pequena da carteira e fazer isso mais como entretenimento, afinal somos humanos e não máquinas.


Patrimônio de MAI/23

Patrimônio = R$ 1’469’628,80
Aporte = R$ 15’141,01 (1,03% patrimônio)
Rentabilidade = 3,31%
Inflação = -0,27%
CDI = 0,92%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 37,85%
Inflação acumulada = 37,96%
CDI livre de IR acumulado = 31,26%

Delicia de rendimento esse mês, carteira subindo exponencialmente, quase batendo um milhão e meio, que continue assim por mais algum tempo, só que investe sabe como foram difíceis os últimos dois anos. Vendo o gráfico de rentabilidade observo que minha carteira ficou poucas vezes abaixo do CDI, bom sinal de que, pelo menos, eu estou vencendo a taxa livre de risco. A carteira ficou abaixo da inflação por um bom tempo, mas a tendência é de que tanto minha carteira quanto o CDI fiquem acima da inflação no longo prazo.

No campo da política o melhor é ficar o mais alheio possível. Chegamos rápido ao ponto do carniça defender um ditador com unhas e dentes. Eu até entendo ser pragmático, fechar o nariz e negociar com países “menos ideais” para ganhar dinheiro, mas não é esse o caso. O Lula realmente admira o Maduro, admira a ditadura, admira censurar e matar oposição, admira fechar o congresso que só atrapalha, admira fazer eleições de mentira e perpetuar-se para sempre no poder.

 

Ad augusta, per angusta.

14 comentários:

  1. Olá Mendigo!

    Mês top demais, também fiquei faceiro com resultados. Em relação aos meus controles de gastos/receitas, já tentei várias vezes, mas me falta a disciplina e sempre acabo esquecendo algo, depois as contas não fecham, desisti. Parti pra seguinte estratégia: me pago primeiro. Faço meus aportes e o que sobra é pra gastar mesmo, aproveitar a vida, no meu caso, depois de me pagar e pagar os outros, geralmente ainda sobra algum dinheiro que vai acumulando na conta, então estou tranquilo. Em relação aos investimentos, esse teu sistema é o melhor que conheço, controlando a alocação em diversos ativos.

    A resultados sublimes por veredas estreitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mês poderia ser essa beleza :)))
      A estratégia de se pagar primeiro é muito boa também, além da vantagem subconsciente de ensinar ao cérebro que você é sempre a prioridade.
      Abraços.

      Excluir
  2. Eu concentro quase todas as despesas no cartão de crédito e passo para uma tabela ao final de cada mês. O registro é bem fácil e não preciso guardar comprovantes de compras comigo. O problema é que não consigo ajustar os gastos ao longo do mês, o que não é uma grande questão para mim já que os supérfluos estão em um patamar bem baixo. Pela natureza da maior parte dos meus gastos, não conseguiria fazer um corte repentino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor do que ter um controle super rígido é fazer sobrar bastante todo mês.
      Eu prefiro economizar 50% da renda sem controle algum, do que economizar 10% da renda usando o melhor método de controle.
      Abraços.

      Excluir
  3. Incrível resultado hein, Mendigo, já está beirando os 1,5M.

    Eu também faço um controle de gastos aqui, porém utilizo a boa e velha planilha do Excel e também passo por esse problema de acumular gastos não lançados e depois ter que lançar tudo de uma vez. No meu caso como pago absolutamente tudo no cartão de crédito, fica fácil pra resgatar quais foram minhas compras na hora de fazer o lançamento.

    Sobre seus gastos, você mora em imóvel próprio ou paga aluguel? Se for a última opção, parabéns, você deve ser bastante frugal. Na verdade ainda que seus gastos não inclua aluguel você definitivamente é frugal, em vista do tamanho do seu patrimônio X gastos.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Engenheiro, morei por vários anos de aluguel, pois saí da casa dos pais em 2012 e o preço dos imóveis estavam bem inflados.
      Então em 2018 eu decidi morar mais próximo do trabalho então reavaliei se era melhor comprar ou alugar, a decisão pendeu para a compra apenas porque eu tinha uma boa grana no FGTS. Assim o FGTS pagou a maior parte do imóvel e eu completei o restante para comprar a vista. Valeu bem a pena não ter comprado em 2012.
      Minha meta de gastos para esse ano está em R$4500 por mês (R$3500 como meta desafiadora), não acho tão frugal assim para quem mora sozinho e não paga aluguel.
      Abraços.

      Excluir
  4. Mendigo, em algum lugar do blog tem a descrição de quais ativos vc investe e o % de cada no seu patrimonio? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter algum post, mas está desatualizado.
      Não sei se faço outro post sobre isso, pode ser.
      Resumindo:
      70% em R$
      Reserva de emergência: CDB liquidez 110% CDI / B5P211
      Tesouro IPCA+ 2035
      Tesouro Renda+ 2030 e 2050
      CDBs IPCA+
      CDBs Préfixados
      Fundo de investimento de ações
      Fundo de investimento quant
      PIBB11
      DIVO11
      20 FIIs diferentes
      30% U$
      VWRA
      IVVB11
      BTC

      Abraços.

      Excluir
  5. Eu acompanho os gastos mensais numa planilha de excel mesmo, que atualizo só uma vez por mês na hora de pagar as contas de casa (eu lanço os gastos do mês anterior, com base no extrato da conta corrente, e separo tudo em categorias bem "macro" - mercado, lazer, médico, etc).
    Eu uso a estratégia de me pagar primeiro. Faço o aporte do mês logo no comecinho, e depois pago as contas, e o que sobra é para durar o mês todo.

    Sobre o carniça, sem comentários... o povo no geral está p da vida com o rumo do país
    (ao menos é o que me parece, entreouvindo conversas na rua, em lojas, etc). Mesmo que ele e seus comparsas não sejam punidos nesta vida, há um lugar lhes esperando na próxima.

    ResponderExcluir
  6. "Antigamente eu fazia em uma planilha, mas era chatíssimo, frequentemente eu acumulava comprovantes "

    Estou passando por isso. O que me salva é fazer poucas compras em dinheiro e pegar os registros nos cartões, mas perco o detalhamento de um mercado por exemplo.

    ResponderExcluir
  7. Mendigo,

    Eu faço em planilha de Excel o acompanhamento de meus gastos desde 2018. Entretanto esse mês de maio aconteceu uma tragédia e a planilha passou por algum problema na hora de salvar e perdi os quatro primeiros meses do ano. Precisei refazer tudo a mão hahahaha'

    Gosto de lançar em várias categorias e tudo controlado milimetricamente nos centavos. Eu literalmente aboli o pagamento em dinheiro e nem lembro qual foi a última vez que peguei dinheiro na mão.

    E sim, investimentos precisam ser chatos. Desde que eu optei por buscar o equilibro da minha carteira e sempre aportar nos ativos que estavam para trás no caso das ações brasileiras e na fórmula 50/30/20 nos EUA os meus resultados melhoraram, a vantagem desse método é que você elimina aquele fã-clubismo tendencioso com alguma ação da carteira.

    Abraços,
    Pi

    Abaços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perder dados é uma desgraça.
      Perdi certa vez fotos de um natal em família por problemas no computador.
      Desde então levei a importância de fazer backups a sério, quem tem um, não tem nenhum.
      Abraços.

      Excluir
  8. Boa noite Mendigo! Faço igual a você...controle de gastos no Minhas Economias e de investimentos em planilha Excel. Tenho mantido nos últimos meses um controle paralelo no app web do dllombelo planilhas pra testar, tenho gostado bastante. Não tenho coragem de abandona minha planilha mas pode ser que a renda variável faça duplicada pois o app do dllombelo já calcula valor médio em real, dólar e apresenta várias informações úteis pra mim que acabo fazendo confusão na minha planilha. Parabéns pelo resultado! Esse mês foi muito animador mesmo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse webapp do Dlombello, vou dar uma olhada.
      Abraços.

      Excluir