quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Balanço de 2022. E atualização do patrimônio de DEZ/22

“Uma nação que separa seus estudiosos de seus guerreiros, terá seu raciocínio feito por covardes e suas guerras lutadas por tolos” – Tucídides.

Resumo mensal:


2017

2018

2019

2020

2021

2022

Salário líquido

10193

11268

12763

11178

12334

14919

Rendimentos

4373

5415

12023

4339

1182

-7198

Despesas

4868

4874

3385

2476

2621

4859

Aporte

5325

6393

9378

8701

9713

10060



O salário deu um bom salto nominal, mas o poder de compra diminuiu, por isso a inflação é tão vantajosa para o governo, ele consegue roubar as pessoas deixando elas felizes ao mesmo tempo.

Meu salário líquido anual que comprava 3,1 carros do mais barato ano passado, esse ano só compra 2,69 carros. Em relação ao salário-mínimo ficou quase estável, ano passado eu ganhava liquido 11,2 salários-mínimos por mês, esse ano ganho 11,3.

Se o ano passado já tinha sido horroroso para os investimentos, esse ano foi uma tragédia. Mais de R$86k evaporaram. Meu patrimônio que costumava crescer próximo de R$150k ao ano cresceu apenas R$40k. Buy & hold é simples de fazer, mas não é fácil. Tem que ter estômago e fé de que agora estou comprando algo que vai se valorizar muito no futuro para compensar essas perdas.

Despesas foram bem acima do ano passado e devem-se a dois fatores: a despesa do ano passado foi baixa por causa da pandemia e a desse ano foi alta devido a vários gastos não recorrentes. Esse cenário não deve se repetir em 2023 e minha meta de gastos ainda é R$3500 ao mês.

Aporte lindo, mas como dito acima, o crescimento do meu patrimônio foi baixo e minha maior “despesa” foram os investimentos.

Mais algumas métricas interessantes:

Economizei 67% do salário líquido.
Adequado. Acho uma economia de 30% do salário líquido, o mínimo para quem pretende se aposentar por conta e acho uma economia de 50% do salário líquido, o mínimo para quem pretende se aposentar por conta e antecipadamente.

Meu salário mensal liquido equivale a 11,3 salários-mínimos e a 2,3 salários do DIEESE.

Esse ano criei um índice de custo de vida anual do mendigo. Para tentar medir o poder de compra baseado em algo a mais do que carro zero e salário-mínimo. Entra no índice: moradia, transporte, alimentação, lazer e eletrônicos.

Moradia.
Custo anual de aluguel + condomínio + IPTU de um apartamento de 2 quartos no centro da cidade.
Isso deu R$16200 ou R$1350 ao mês.

Transporte.
Custo do carro mais barato dividido por 4. Isso deve ser representativo para o custo de ter um carro já incluindo combustível, IPVA, manutenções e seguro.
R$16750 ou R$1395 ao mês.

Alimentação.
Custo da cesta básica x 1,5 x 12. Isso deve cobrir uma alimentação melhor que a básica e ainda refeições fora de casa.
R$12780 ou R$1065 ao mês.

Lazer.
Peguei o valor de um pacote de viagem com deslocamento por avião e hospedagem por 7 noites.
R$3660 ou R$305 ao mês.

Eletrônicos.
Somei o preço de um notebook e um celular que eu acho adequados e dividi por 5 (duração esperada de 5 anos para esses aparelhos)
R$1350 ou R$113 ao mês.

Somando tudo, o índice de custo de vida anual do mendigo ficou em R$50740 ou R$4228 ao mês.
Dividindo o valor do meu patrimônio por esse índice tenho que meu patrimônio pode me sustentar por 25 anos.

O resumo do balanço desse ano foi: que IF? Pois é obviamente impossível atingir a IF tendo rentabilidade negativa.


Patrimônio de DEZ/2022

Patrimônio = R$ 1’296’260,54
Aporte = R$ 10’271,20 (0,79% patrimônio)
Rentabilidade = -0,06%
Inflação = 0,44%
CDI = 1,12%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 30,43%
Inflação acumulada = 36,91%
CDI livre de IR acumulado = 27,10%






Os bons tempos estão voltando.

5 comentários:

  1. Boa noite Mendigo! Parabéns pela perseverança e aumento dos aportes! Sua parte você está fazendo, agora é aguardar os investimentos darem frutos no longo prazo...infelizmente renda variável é assim mesmo e precisamos ficar tranquilos para manter o foco já estratégia inicial: acumular ações de boas empresas com foco no longo prazo. Grande abraço e ótimo 2023!

    ResponderExcluir
  2. O importante é a disciplina (buy) e a paciência (hold)!

    Porque você não incluiu uma estimativa de gastos com saúde no seu índice?
    A tendência é esse tipo de gasto aumebtar com a idade, principalmente o valor do plano de saúde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total esquecimento desse gasto. Foi uma falha, vou incluir no calculo do ano que vem.
      Abraços.

      Excluir
  3. Mendigo, excelentes as métricas que você apresenta. É realmente surreal o derretimento do poder de compra nesses últimos anos, eu percebo isso em TODOS os setores (não sei se é impressão mas em alimentação me parece que é onde o dinheiro mais se desvalorizou).

    Tem realmente que ter estômago pra seguir no Buy & Hold, ainda mais aqui no Brasil.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Mendigo,

    Muito válido a comparação da evolução nominal x real do seu salário ao longo dos anos.

    Eu vejo o pessoal fazendo conta de que investindo X por mês por X anos terá Y de patrimônio, mas esquecem que esse Y será corroído pela inflação e valerá muito menos no longo prazo.

    De qualquer forma investir é sempre primordial, se você poupa $ 1.000,00 por mês ao final de um ano terá segurado $ 12.000,00 do seu fluxo de caixa, enquanto seu amigo que não poupou nada terá sido apenas um intermediário do fluxo de caixa do trabalho dele para outras empresas.

    É cada vez mais difícil ganhar dinheiro e construir patrimônio, quem está fazendo alguma coisa a respeito já está na frente de quase todos os outros.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir