sexta-feira, 2 de julho de 2021

O que adianta eu não votar no Ciro se o Guedes vai fazer igual? E atualização do patrimônio de JUN/2021

“Com que idade um homem se deve casar? Não quando ainda é jovem, nunca quando já é velho.” - Diógenes de Sinope.

Finalmente veio a proposta da reforma tributária, uma bosta obviamente. Eu já passei por todas as fases do luto: raiva, negação, barganha, aceitação; impressionante como com a idade, depois de se foder em várias coisas, a gente passa cada vez mais rápido por isso.

Resumidamente a proposta tem pontos bons, pontos ruins e pontos horríveis, vou me focar no ponto horrível de uma vez: para os FII foi um tiro na cabeça, empresas ainda podem fazer recompras de ações, mas FII são obrigados a distribuir tudo. Cria uma situação engraçada também em fundos de papel: se você comprar um CRI vai ser isento, se você comprar um FII que compra CRI vai ser taxado. CRI geralmente são vendidos com valores mínimos de muitos milhões, enquanto FII são comprados por pequenos investidores. Quem têm olhos, veja.

Um bando de NPCs logo fala: “mas o Brasil é um dos poucos países que não taxa dividendos”. Justo, mas tenho 3 contrapontos a fazer:
- Esses países que taxam dividendos têm contas com vantagens tributárias que são usadas para aposentadoria, obviamente isso não foi nem colocado na proposta.
- O Brasil já taxa as empresas no geral mais do que outros países, taxando dividendos sem diminuir outras taxações (aquela redução ainda escalonada é ridícula) vai sobretaxar ainda mais as empresas em relação aos outros países.
- Criaram uma isenção de R$20k ao mês para pequenos empresários, ótimo. Mas e os pequenos investidores? Seu zé que ganha R$100 ao mês de dividendos já deixar R$20 com o governo, onde está a justiça disso? E num país onde depender da previdência pública é loucura, isso beira à crueldade.

É uma tristeza dizer isso, pois vendo uma entrevista com o Paulo Guedes eu consigo concordar com muita coisa, mas as ações práticas são ruins, mal pensadas, parecem até amadoras. Bastou o dólar cair abaixo de R$5 que ele já disse que quer o dólar mais alto. Que país é desenvolvido e tem a moeda na merda? Bem capaz de tomarmos uma CPMF na cabeça antes do fim do governo.
Mais do que a empregada na Disney, o que o Guedes realmente odeia é o pequeno investidor.

Outro mau-caratismo é a tabela do imposto de renda, ficam anos sem atualizar e ainda choram para fazer uma atualização ridícula. Se vão fazer uma reforma por que não colocar mecanismos automáticos que evitem que ela não fique desatualizada? Mas é claro que isso os canalhas não fazem, afinal quem vai pagar a lagosta?

Para não ficar só no choro, a proposta tem pontos bons:
- Atualização da tabela de IR (ainda que falha)
- Atualização do preço de imóveis (enquanto for opcional)
- Tributação de dividendos em ações diminuindo imposto sobre PJ é aceitável (só não entendi porque vão tributar em 20% quando outras tributações estão sendo unificadas em 15%
- Apuração trimestral dos ganhos e prejuízos em bolsa, podendo ser compensadas todas operações
- Unificação das alíquotas de renda fixa e fundos em 15%

Como ainda é uma proposta, ainda vai ser discutida e pode ficar igual, pode melhorar ou pode piorar.

Passando como está eu infelizmente vou pagar o pato, já que tenho 30% dos meus investimentos em FII. Outro posicionamento que eu terei caso essa proposta passe é investir apenas fora, pois se havia alguma vantagem em investir aqui, essa vantagem sumiu, assim é melhor investir numa jurisdição mais segura, com empresas melhores e moeda mais forte.

Estou loucamente dolarizando o patrimônio. Não tenho bola de cristal, mas dólar abaixo de R$5 e bitcoin abaixo de U$35k considero uma boa oportunidade para isso..

Não deixe de aproveitar a calmaria antes da tempestade e desvincular parte do seu patrimônio do real, lula vem com sangue nos zóio ano que vem e deve ganhar. Só falta saber se será o lulinha paz e amor ou o lula chefe de quadrilha pronto para vingança. Posso dizer com grande certeza que ele será o vencedor, as pessoas decidem bem menos do que elas acham que decidem, é só observar o que aconteceu na Argentina, nos EUA, no Peru. A onda esquerdista está vindo com tudo. E essas ondas e são muito difíceis de parar, minha tese é que a pandemia gerou medo e o medo é a maior arma dos políticos para nos subjugar. Medo leva a querer mais estado, mais estado dá mais poder aos políticos. Então não adianta chorar por ser roubado pelos políticos, sempre que você quiser mais direitos você terá mais políticos, é uma lei da natureza.


Patrimônio de JUN/2021

Patrimônio = R$ 1’167’729,66
Aporte = R$ 4100,93 (0,35% patrimônio)
Rentabilidade = -1,41%
Inflação = 0,61%
CDI = 0,32%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 35,10%
Inflação acumulada = 25,52%
CDI livre de IR acumulado = 14,40%
CDI + Inflação = 39,92%







Boa caminhada rumo à IF confrades!

9 comentários:

  1. Fala Mendigovisk !!!!!!!

    concordo em praticamente tudo q vc colocou....tbm tenho perto de 30% em FII e fiquei puto na queda....vc trabalha p C*** , junta dinheiro , faz concessões no seu conforto, investe ....aí ....como diria um amigo meu: " é F. pra C. "

    Mas meu Confrade, é torcer para um milagre acontecer e essa proposta ficar menos pior. No meu caso estou total em BR...ações, renda fixa e FII e uma quirela em caixa.

    Só por curiosidade, quantos FII vc tem na carteira ???? tenho 11 e estava pensando em chegar a 15, mas agora nem sei mais...

    Abraço e parabéns pelo patrimônio !!!!!! e obrigado por compartilhar...nos ajuda muito !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com 22 FII no momento, são eles: BPFF11 / HCTR11 / HFOF11 / MFII11 / MAXR11 / TGAR11 / XPPR11 / MGFF11 / RECR11 / JSRE11 / XPSF11 / HGBS11 / RBRF11 / MALL11 / HGRU11 / BCRI11 / OUJP11 / VISC11 / RBED11 / XPIN11 / BCFF11 / MXRF11
      Estão ordenados do maior para o menor valor investido.
      Não tome eles como recomendação, pode ser que eu tenha comprado por um preço atrativo e faz muito tempo que eu não compro de novo, pode ser que o fundo já não me agrade tanto e eu não vou comprar mais cotas e não vendi para não girar patrimônio. Eu procuro não colocar mais de 3% do patrimônio em um único fundo.

      Sobre ter todos os investimentos no Brasil eu sei como é isso, invisto desde 2008 e só no final do ano passado é que criei vergonha na cara e abri conta fora. Já tinha antes disso dolarizado uma parte comprando IVVB11 e acho que agora com os BDRs fica mais tranquilo para começar a dolarizar parte dos investimentos.
      Abraços e continuemos na boa luta.

      Excluir
  2. Mendingo,
    Literalmente é o risco Brasil! Bem verdade que aqui temos muitas oportunidades e assimetrias. Mas tem esses riscos!
    Espero que atenuem essa proposta.
    abrçs

    ResponderExcluir
  3. Tomara que essa proposta seja atenuada... Brasil não é fácil mesmo. E realmente é coisa de NPC sem cérebro (fui redundante) dizer que "ah, mas todo país desenvolvido tributa dividendos". Porque esses acéfalos só querem copiar os maus exemplos dos países ricos?

    Mendigo, te adicionei no meu blogroll e vou acompanhar sua trajetória. Se puder me adicionar no seu, agradeço!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Mendigo,

    É bom ver que ainda existem cabeças coerentes nessa blogosfera. O Guedes e esse Bolsonaro só querem servir uma Elite privilegiada nesse país, o que me indigna é o benefício de R$ 20 mil que ele concedeu para pequenos empresários como médicos e ele acha normal e justo dar um benefício tributário para os caras com renda de R$ 20.000,00 por mês e foder o Beta que economiza cada trocado em busca de um pouco de paz de espírito.

    Só tem proposta para foder com a classe média.

    É nojento! Voto em qualquer coisa na próxima eleição para tirar esse governo.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
  5. Olá Mendigo! Muito interessante sua análise sobre a proposta de reforma tributária e o cenário político. Até eu estou chateada com essa previsão de taxação dos dividendos de FIIs e olha que tenho apenas um na carteira, que foi meu primeiro e único investimento até agora. Mas, na minha visão, era a melhor forma de gerar renda passiva. Tomara que não passe essa alteração! Considerando esse cenário, já vou começar investindo no exterior, esta semana. Obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite MI! É...muita coisa ainda vai acontecer...Te aconselho a tomar cuidado também com os envios pra fora pois essa proposta também deve impactar os investimentos fora (a isenção de 35k deve cair). Com o aumento dos repasses para fora podemos esperar outras maldades conosco que investimentos diretamente fora... Só resta pra gente torcer para que e a reforma seja aprovada em uma versão menos agressiva com o pequeno Investidor... Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Fala Mendigo, belezaa!

    Nossa, "lulinha paz e amor ou o lula chefe de quadrilha" não sei dizer qual é o pior viu hehehe

    god bless Banania

    Abraços.

    ResponderExcluir