sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Quanto gastar com carro? E atualização do patrimônio de AGO/2018

Eu não acho adequado gastar mais do que 10% da minha renda bruta anual com um carro.
Assim com uma renda mensal de R$ 11’800 o máximo a ser destinado com o custo do carro por ano é R$ 14’160.

Carro de qual valor gera gastos nessa faixa?
Ai que a coisa complica. Os custos podem ser separados em classes: fixos, variáveis e financeiros.

Nos custos fixos considerei:
6% ao ano de seguro
6% ao ano de depreciação
4% ao ano de manutenção
4% ao ano de impostos e taxas

Nos custos variáveis considerei:
2400 km ao ano de combustível

Nos custos financeiros considerei:
Custo de oportunidade baseado num CDI descontado imposto de renda

Seguindo essas premissas o carro deve custar até R$ 52’348.
Como no meu caso eu rodo pouco os custos fixos é que mandam e o custo por km rodado fica em R$ 5,90.

Estou de olho num sedan médio com 3 anos de uso na faixa dos R$ 50k.

Simulando o uso de um UberBlack o custo é de R$ 4,40/km. Considerando que eu vejo vantagem na comodidade/status de ter um carro e aceito pagar 10% mais no valor do km rodado (4,84) eu teria que rodar 2834 km por ano para igualar os custos do uber. Rodando os 2400 km por ano o custo do carro deve ser R$ 42’345

Eu achei que o uber era mais barato. Notem que mesmo rodando pouco (260 km/mês) um carro de R$ 50k iguala os custos por km do uber. E você tem o carro sempre a disposição, pode fazer viagens, etc. E quanto mais você rodar mais barato por km vai ficar.

A compra de um carro não se resume aos aspectos financeiros. Uma coisa que eu não abro mão é da segurança. Coloquei como condição obrigatória que o carro tenha pelo menos 4 estrelas no crash test. Não faz sentido a meu ver, ter todo esse trabalho de economizar para alcançar a IF e comprar um carro que tem alta probabilidade de te matar num acidente.

Vou simular outras condições. Qual a renda que permite comprar um carro popular zero de R$ 30k rodando 10k km por ano? R$ 8858. Custo de R$ 1,06/km.
Raro ver isso, alguém com renda de mais de 8k se contentando com um carro popular.

O mais comum é ver alguém com renda de R$ 4k comprando carro de R$ 80k. Isso leva a um comprometimento de quase 50% da renda. A conta não fecha. Assim esse camarada, para poder ter esse carro, deixa de pagar seguro, deixa de fazer manutenção, deixa de pagar imposto, além de rodar menos com o carro para economizar. Fazendo isso ainda compromete 22% da renda com o veículo.

Quando eu era mais novo vi um caso assim na prática. Nenhum dos meus amigos tinha carro e o primeiro deles a comprar foi nessas condições bizarras. Deixava o carro quase 100% do tempo na garagem. Não saia por medo que roubassem o carro e não tinha grana para o combustível. Vale a pena ter carro nessas condições? Ou é melhor ter um carro adequado ao seu bolso que vai poder ser usado sem preocupações.

A situação do transporte no país é uma merda. Quais as opções?

Bicicleta: restrito a lugares planos, com clima bom, e com infraestrutura (ciclovias, local para deixar a bicicleta, chuveiros).

Ônibus: desconfortável, demorado, chance de sofrer arrastão, chance de ser queimado dentro do ônibus.

Moto: segurança zero, desconfortável.

Uber: baixa segurança, zero preocupação com carro.

Carro: baixa segurança nos modelos mais básicos. De bônus os gastos com um carro inadequado podem manter você na pobreza para sempre.

Atualização de patrimônio AGO/2018:

Patrimônio = R$ 647’009,29
Aporte = R$ 8393,62 (1,30% patrimônio)
Rentabilidade = 0,47%
Inflação = 0,24%
CDI = 0,52%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 4,46%
Inflação acumulada = 3,14%
CDI livre de IR acumulado = 4,04%
CDI + Inflação = 7,18%

Ter três meses com aumento dos ativos depois do banho de sangue do começo do ano é muito bom.
Minha rentabilidade venceu 2 dos 3 benchmarks.

Meus ativos devem diminuir nos próximos meses e meus aportes devem aumentar, pois estou pensando em comprar um imóvel. Nunca pensei que teria um imóvel, mas assim é a vida: avaliação e mudança.
A compra desse imóvel vai consumir minha reserva de emergência então os investimentos nos próximos meses não terão segredo, recompor essa reserva de emergência/liquidez.



Boa caminhada rumo à IF confrades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário