sexta-feira, 3 de maio de 2024

Pensamentos de férias e atualização do patrimônio de ABR/24

“INSS logo vai virar Robocop. Você morrerá trabalhando e será ressuscitado para trabalhar mais.”

Fechamento atrasado, mas por um bom motivo, estava viajando de férias. Viajar nas férias é muito bom, mesmo que a viagem seja simples, mesmo que a viagem em si não seja muito boa, pelo fato de te tirar da rotina, de te fazer pensar em coisas diferentes.

Fui para Florianópolis, destino que eu consigo ir de carro, evitando assim toda a chatice e gastos que é voar. 12 dias em um Airbnb em Canasvieiras e 4 dias no Costão do Santinho, que eu queria conhecer há tempos.

Canasvieiras tem um mar ótimo e meio que acaba por ai. Fazia tempo que eu não lidava com tanta má vontade no atendimento em geral, além dos altos preços praticados. Sei lá se tem a ver com o alto fluxos de argentinos, chilenos e uruguaios para o local. Outra coisa que me desagrada, e é característico de muitas praias de Santa Catarina, é a ocupação da orla, casas são construídas até a areia da praia, não há uma avenida e um calçadão beira mar, assim o acesso à praia fica restrito e há poucas vagas de estacionamento. Você privilegia meia dúzia de pessoas que tem essas casas quase dentro do mar e prejudica o acesso de todas as outras pessoas. Não devo mais voltar a Florianópolis.

A estadia no Costão foi ok, o que mais me agradou foi a prontidão e presteza para resolver qualquer problema. Diária cara, eu poderia ficar por 6 dias, mas optei por ficar 4 dias e o valor de duas diárias pagaram a estadia e comida por 12 dias em Canasvieiras. Entre apenas 6 dias aproveitando as férias ou 16 dias pelo mesmo valor, foi fácil escolher.
Toda experiência traz um aprendizado, já vi que prefiro resorts menores, pois de nada adianta ter 9 piscinas se você só usa uma por vez, e em resorts grandes há mais chances de haver um acumulo de hóspedes em alguma área.
Chego também a conclusão de que all inclusive não é para mim. A maior vantagem desse sistema é o descanso que ele proporciona, pois você não precisa ficar decidindo onde vai comer.
No entanto, há as desvantagens, você paga muito caro por isso e começa a comer e beber mais porque já está pago. Acho que pensão completa ou até meia pensão entregam 90% das vantagens sem as desvantagens.

A viagem no geral foi ótima, sem problemas no trajeto, tempo legal na maior parte do tempo, o airbnb excelente, Carlos o rapaz da barraquinha de drinks que me atendeu na praia foi muito bom, destoando do atendimento em geral.
Nosso cérebro é excelente em duas coisas: reconhecer padrões e criar rotinas, assim até quando você está se divertindo e saindo da rotina normal você cria outra rotina.
Então escapar da rotina é impossível, mas há rotinas mais agradáveis do que outras, pois acordar sem despertador, andar meia quadra até o mar, ficar de boa petiscando, bebericando e dando mergulhos é uma rotina melhor que, acordar super cedo, engolir qualquer coisa com pressa, pegar 2h de busão e ficar 8h passando uma mistura de stress com tédio.

Patrimônio de ABR/2024

Patrimônio = R$ 1’886’618,88
Aporte = R$ 38’460,37 (2,04% patrimônio)
Rentabilidade = -2,06, acumulado 12m = 20,70%
Inflação = 0,24%, acumulado 12m = 1,26%
CDI = 0,89%, acumulado 12m = 11,88%

A combinação de férias + adiantamento do 13º + PLR fez o aporte desse mês ficar lindo.
A rentabilidade deu uma patinada interrompendo a sequência de 6 meses de alta. Juros futuros subiram dando oportunidades de comprar tesouros e FII.

Já cumpri 3 das 4 metas propostas para esse ano que antecede minha aposentadoria:
- Aumentei a reserva de emergência para 18 meses de gastos.
- Aportei um pouco de dinheiro na previdência privada para qual eu planejo fazer a portabilidade da minha previdência atual.
- Comprei 16 títulos do tesouro Educa+ 2026, o que me garantirá R$1000 de renda extra até 2031.
Assim sobra apenas a quarta meta, que é aberta, de maximizar a renda dos FII.
Sinto que estou cada vez mais perto de “puxar o gatilho” como dizem os gringos. Tinha planejado ficar trabalhando até fevereiro do ano que vem, mas tem toda a cara de que eu vou sair antes.



Ad augusta, per angusta.

19 comentários:

  1. Pode ser um mal entendido com respeito a cultura e maneira de ser do povo local , por exemplo esse pessoas de ascendência germânica é um pouco mais seco no trato , mas depois de conhecer melhor dá pra ver que são gente boa .

    https://nobrezaecastaguerreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ascendência germânica e moro na capital com as pessoas mais fechadas do país. Não quero fazer amigos, apenas ser bem atendido.
      Inclui seu blog na lista.
      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Mendigo!

    Eu gostei bastante da última vez que fui para algumas praias ali em Floripa, mas já tem uns 15 anos isso, das viagens mais recentes foi Porto Seguro na Bahia e Maceió, e gostamos das 2 praias também, acho que voltarei lá nos próximos anos. Bahia principalmente, provavelmente porque era segundo ano da pandemia, mas havia pouca gente e os preços eram bem baratos.

    Também fomos numas termas all inclusive ano passado, e falei pra esposa que não queria ir mais, justamente porque passei comendo e bebendo kkkk Mas esse ano já vamos em outro, nosso grupo de casais da igreja organizou uma viagem bem nesses moldes e como sempre vamos, por fim resolvemos ir na parceria com o povo.

    Parabéns pelas metas alcançadas!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um problema, você para de comer e beber porque tem fome e passa a faze-lo porque está disponível e pago.
      11h da manhã eu já estava bêbado, coisa que não acontece normalmente :))
      Abraços.

      Excluir
  3. A sua meta de 18 meses de gastos na RE é bem interessante. Estou precisando colocar uma meta para me motivar a aportar nesse "bolso" da minha carteira, que anda bastante negligenciado. O difícil é superar a barreira psicológica de não aportar em renda variável (porque eu me acostumei a aportar todo mês em ações e/ou FIIs, desde 2021. Esse ano completarei 3 anos de aportes ininterruptos em renda variável!), mas sei que preciso fazer esse esforço.
    Vou ver se consigo criar essa meta de RE, em termos de meses de gastos.
    E parabéns pelas metas alcançadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa RE de 18 meses não é recomendada para a maioria das pessoas, eu apenas adotei ela pois acho uma forma adequada para quem quer viver de renda minimizar o risco de uma sequencia de resultados negativos logo no começo da aposentadoria.
      Você pode tentar fazer uma transição e colocar inicialmente apenas uma pequena parte do aporte em renda fixa.
      Abraços.

      Excluir
    2. Vou ver se consigo fazer isso. Reservar um % do aporte para renda fixa todo mês, até conseguir superar a barreira psicológica.

      Excluir
  4. Boa noite Mendigo! Parabéns pela proximidade do FIRE! Viajar mesmo quando é ruim é bom...rsrs. Já viajei pra Floripa mas acho que dei sorte...fomos bem tratados por lá (Ficamos no Campeche). Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já havia viajado para lá também e sem problemas. Vai ver dei azar ou é uma coisa isolada daquele bairro. De qualquer forma deixa uma má impressão.
      Abraços.

      Excluir
  5. Mendigo,

    Existe uma regra relacionado ao atendimento ao público: seja cordial. Eu estranhei muito quando passei a morar aqui na capital, em 95% dos lugares que eu precisei interagir com outro ser humano em um comércio ou prestador de serviço o atendimento não conseguia ser minimamente cordial, quem dirá um atendimento encantador.

    Gostei muito do seu relato sobre a viagem, é disso que precisamos, pessoas que mostrem o custo x benefício e fiquem de olho nesses detalhes que páginas de viagens nunca mencionam.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria nem cordialidade e sim profissionalismo, é um absurdo você chegar em algum restaurante e a garçonete te ignorar por 10 minutos enquanto mexe no celular. O melhor lugar que eu fui atendido foi em São Paulo, o comprometimento dos paulistas com o trabalho é diferenciado.
      Abraços.

      Excluir
  6. Excelente aporte! Mas, será que vale a pena adiar a aposentadoria pra continuar aportando forte mais alguns anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a grande questão. Estou no ápice da minha carreira, nunca ganhei tanto dinheiro, é tentador perseguir outras metas, por exemplo ser milionário em dólar, ou comprar um carro mais legal, ou fazer viagens mais luxuosas. Por outro lado estou com a vida estável e satisfeito com o padrão. Temos a tendência a dizer que tempo é dinheiro, porém quanto mais eu envelheço, mais eu valorizo o tempo em detrimento do dinheiro, afinal somos finitos (pelo menos nesse plano material).
      Abraços.

      Excluir
  7. Aporte demolidor esse, Mendigo. Sua IF já tá na boca do gol, show de bola.

    Eu nunca fui pra Florianópolis e tenho vontade de conhecer. Estou planejando uma viagem com a Alta pras próximas férias e, por incrível que pareceça, a gente em nenhum momento cogitou viajar pelo Brasil. Acho que estamos em um estado de desgosto bastante grande com esse país, mas não é só isso, viajar por aqui não é muito mais barato do que ir pra alguns destinos muito interessantes da Europa, por exemplo.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de conhecer Florianópolis, eu tive outras experiências lá que foram melhores.
      As passagens aéreas subiram muito, então só de passagem para duas pessoas para a Europa já sai o custo de toda minha viagem incluindo alimentação.
      Se contar mais hospedagem, alimentação e passeios; ir para a Europa saí bem caro, começou a ficar inviável para a classe média.
      Abraços.

      Excluir
  8. “INSS logo vai virar Robocop. Você morrerá trabalhando e será ressuscitado para trabalhar mais.”

    só assim pra essa piramide financeira funcionar

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi um estudo de que nos últimos 10 anos caiu de 3 pessoas trabalhando para 2 por cada aposentado. A previsão é que em 2050 tenha 1 pessoa para cada aposentado.
      Sei lá o que vai acontecer, mas vai dar ruim.
      Abraços.

      Excluir
  9. Quando vou para Floripa prefiro o sul, menos inflacionado, mais natureza, mais vazio. Fico feliz que temos um patrimônio bem parecido. É muito bom saber que tem outras pessoas numa jornada parecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui para o norte, pois prefiro um mar mais calminho, já fui para Barra da Lagoa e a cada banho de mar eu ficava com medo de levar uma pranchada na cabeça :))
      Realmente é legal ver alguém que está em ponto parecido da jornada FIRE.
      Vou adicionar seu blog aos que eu acompanho.
      Abraços.

      Excluir