domingo, 1 de maio de 2022

O que o dinheiro compra de mais importante para você? E atualização do patrimônio de ABR/2022

“Não são nossas habilidades que mostram quem realmente somos, são as nossas escolhas.” - Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore.

Revendo esse excelente texto do Pinguim sobre como as pessoas se relacionam com dinheiro:
https://pinguiminvestidor.com/2020/11/08/os-12-tipos-de-atitude-em-relacao-ao-dinheiro-onde-voce-se-encaixa/

Eu definitivamente me encaixo no tipo 1 – Comprador de Liberdade (desconfio que boa parte de quem persegue a independência financeira se encaixa aqui).

Então voltamos ao titulo do post: O que o dinheiro compra de mais importante para você?
Para mim é tranquilidade e liberdade.

Liberdade:
A liberdade nunca é irrestrita, eu poderia hoje comprar uma Ferrari (usadinha, é claro) e depois disso perder grande parte da minha tranquilidade tendo que viver de salário em salário.
Casos como o do Monark e do Mamãe falei mostram pessoas que acreditavam ter mais liberdade do que tinham na realidade.
Assim a liberdade para mim é ter o poder de autodeterminação do uso do tempo.

Tranquilidade:
Minha vida hoje está bem tranquila. Eu defino ela como sendo uma vida monástica com falso voto de pobreza.

Eu vivo uma vida simples, mas é uma falsa pobreza, pois eu posso a qualquer momento que eu quiser deixar momentaneamente essa pobreza (coisa que quem é pobre de verdade não pode fazer).

Dando exemplos mais práticos, um dia desses meu notebook deu problema, eu simplesmente comprei outro a vista e sem isso afetar em nada minha tranquilidade. Fico imaginando como seria se eu vivesse no limite (como é comum as pessoas fazerem), a quebra desse notebook seria um evento catastrófico, que levaria a dividas que ficariam tumultuando por meses minha vida. Mais do que apenas dinheiro eu teria que gastar um tempo precioso do meu foco, meses de replanejamento financeiro, enquanto eu gastei apenas 2 horas escolhendo um novo notebook e pronto.

Parece um paradoxo.
Eu vivo uma vida simples e abundante, em oposição a uma vida luxuosa e escassa.

Possuir as coisas e não deixar que as coisas nos possuam é o segredo.
É perceber que embora podendo comprar a Ferrari eu sou mais feliz não comprando.
Coisas materiais, apesar de importantes, satisfazem por um tempo muito curto. Isso é biológico, estamos programados para a insatisfação. Ou como bem definiu Schopenhauer, presos entre a dor de não ter e o tédio de alcançar.

Fiquem com essa boa música vinda da longínqua década de 70:



Patrimônio de ABR/2022

Patrimônio = R$ 1’215’030,44
Aporte = R$ 3’984,12 (0,33% patrimônio)
Rentabilidade = -1,16%
Inflação = 1,55%
CDI = 0,83%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 30,71%
Inflação acumulada = 35,01%
CDI livre de IR acumulado = 19,88%

Mais um mês apanhando forte nos investimentos, e com mais carnificina à frente, será que o FED vai subir os juros com ímpeto? Será que vai desmontar o castelo de cartas das ações e imóveis?

Por que manter o preço dos imóveis e ações é importante? Diferente do Brasil onde poucas pessoas investem em ações, nos EUA a grande maioria investe, principalmente por meio de fundos de aposentadoria. Se o preço das ações despenca esses fundos vão pagar como a aposentadoria dos velhinhos? Outra coisa bastante comum lá e não comum aqui é a hipoteca de imóveis: contando que os imóveis sempre valorizam, as pessoas pegam empréstimos dando a casa como garantia, se o preço da casa despencar, por que continuar pagando o empréstimo? (igual 2008). Em 2018 tentaram subir os juros e deu ruim, o mercado começou a soluçar por falta de liquidez (falta de liquidez leva a quebras e falências) e o FED teve que voltar atrás. Como que você controla a inflação sem poder aumentar os juros? Aguardemos cenas dos próximos capítulos, vamos ver onde esse experimento de monetário irá nos levar.




Lutemos a boa luta confrades.

3 comentários:

  1. Teoricamente daria pra combater a inflação destruindo moeda, o que se consegue com :
    - venda de títulos públicos > mas aí aumenta a dívida pública
    - aumento do percentual de depósitos compulsórios dos bancos no FED > não é exatamente destruir moeda, mas tirar de circulação...mas aí vai diminuir a liquidez da economia, o que pode também forçar um aumento dos juros (dinheiro mais escasso)
    - Aumentar o índice de Basiléia, e obrigar os bancos a terem um percentual maior dos depósitos à vista lastreados em suas reservas - isso também não é destruir moeda, mas reduz a circulação porque diminui a capacidade de empréstimo dos bancos e seu efeito multiplicador de moeda... pode provocar queda na atividaxe econômica por conta da diminuição dos empréstimos...
    Também teria a saída de lastrear o dólar em alguma coisa, como ouro, prata, etc mas deve ser muito difícil fazer isso hoje em dia, ainda mais no curto prazo, e político nenhum quer perder o controle da impressora... com lastro fica nais difícil imprimir...

    Não adianta, qualquer remédio terá gosto amargo.

    ResponderExcluir
  2. Fala, mendigo.

    Essa música eu só conhecia a versão com o D2. Conheci a original agora com vc.

    anotei aqui o site do pinguim para ler no fds.

    Esse pensamento é interessante: simples e abundante x luxuoso e escasso. É a eterna dúvida do qt gastar pra ser feliz hj x ser feliz amanhã, aí entra estabilidade/segurança...

    Confesso que ainda não adquiri essa paz de simplismente ir vivendo dentro do orçamento, ainda sonho com o dia que: vou conseguir ter mais dinheiro (promoção no trabalho, uma grande idéia, surgir uma sociedade num empreendimento) ou manter o que ganho/tenho e ter mais tempo (não me preocupar em trabalhar)...

    Me sinto a um ou dois passos dessa tranquilidade.

    No mais, renda variável varia... rs... nos acostumemos a isso...

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. O momento é de focar em ativos de qualidade e de longo prazo, estou investindo em que já mostrou que entrega resultado para os acionistas.

    O FED em 2018 não tinha o problema inflacionário que tem hoje, não tem outra alternatvia que não seja subir os juros até domar a inflação. No processo várias empresas vão quebrar, outras vão se fundir e outras serão adquiridas.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir