terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

A fina arte de resolver problemas. E atualização do patrimônio de JAN/2022

“É muito melhor perceber um defeito em sim mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.” - Dalai Lama

Terminei a faculdade em 2008, lá se vão 14 anos, como não trabalhei na minha área de formação posso dizer que meu diploma hoje é apenas um símbolo de que eu consegui conquistar algo no passado. Não é muito diferente de uma medalha para um atleta. Isso é natural, tudo que não é usado, é esquecido. Eu consigo, é claro, com menos esforço do que quem nunca teve contato com o que eu estudei, tirar algo prático daquilo.

Minha formação é na área de engenharia, então há uma coisa que eu preservo, que é uma forma de enxergar os problemas chamada decomposição. A tal da decomposição nada mais é do que quebrar problemas em problemas menores e de mais fácil solução. Essa forma de pensar é extremamente útil e pode ser aplicada a praticamente tudo.

A vantagem de enxergar os problemas assim é que não existe problema grande demais, e isso é muito benéfico pois reduz a ansiedade e o medo de não conseguirmos enfrentar aquilo que a vida nos reserva.

Agora começo de ano é muito comum as pessoas fazerem promessas para elas mesmas de que “esse ano será diferente”. Deixe eu dar um spoiler: provavelmente não vai. Tomar uma grande decisão não funciona porque essa grande decisão não diz nada sobre “como” resolver o seu problema, e no fim você será engolido por micro decisões do cotidiano e velhos hábitos. Se tem uma coisa que as pessoas são boas é em errar sempre nas mesmas coisas.

Vamos estudar o problema “quero ganhar dinheiro”. Esse problema é monumental, não vai ser resolvido rápido (a não ser em um golpe de sorte), e para piorar não possui resposta única, varia para cada pessoa (depende do ponto de partida e das habilidades).

Considerando as condições do Brasil: um país semi-agrário de renda média e mal distribuída, não é difícil enxergar que os empregos que pagam bem são muito escassos. Vi uma reportagem certa vez que 95% dos empregos criados no país paga até 2 salários mínimos. Essa é a realidade, o grande funil, se você quiser mais do que isso vai ter que batalhar com uma multidão de pessoas querendo a mesma coisa.

Enxergo hoje 4 caminhos de ter esperança de uma renda melhor, cada pessoa deve trilhar o caminho que mais se adequa as suas condições e habilidades:

- Medicina.
Da tríade classica: medicina, direito e engenharia; é a que menos tem probabilidade dos formados terminarem dirigindo Uber.
- Concursos.
Estabilidade e salarios acima da média (pelo menos na esfera federal), quem não quer?
- Trabalho remoto.
Essa é a tal da geoarbitragem: ganhar em moeda forte e gastar em real. O Brasil não te dá oportunidades? O mundo é seu quintal.
- Empreender.
Ganhos ilimitados, perdas ilimitadas.

O caminho a escolher depende de cada pessoa, eu escolhi concurso. Assim aplicando a decomposição quebramos essa etapa em várias menores: descobrir quais concursos são interessantes para você, ver quando teve a ultima prova, ver o que caiu na ultima prova, elaborar uma estratégia para resolver a prova, começar a estudar o conteúdo do edital anterior, ficar ligado nas noticias para saber quando for lançado um novo edital, etc. Já deu para entender como o método funciona e como ele é poderoso.


Patrimônio de JAN/2022

Patrimônio = R$ 1’210’936,73
Aporte = R$ 11’167,24 (0,92% patrimônio)
Rentabilidade = -4,48%
Inflação = 1,04%
CDI = 0,73%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 33,08%
Inflação acumulada = 31,21%
CDI livre de IR acumulado = 17,62%
CDI + Inflação = 48,83%

2022 já começou me fodendo, segunda maior queda histórica do patrimônio, só perdendo para a queda pós COVID. Parece que meu patrimônio estagnou em R$1,2kk; cheguei nesse valor em abril do ano passado e depois disso estou só patinando.

Ironicamente quem despencou a carteira dessa vez foi o dólar, depois de ficar rondando 5,60~5,70 caiu abaixo de 5,30. Tenho zero arrependimento em ter dolarizado parte da carteira. Dolarizar é igual ter seguro de carro, é uma merda pagar as taxas, mas se der merda você quer estar segurado.
Vou aproveitar a queda do dólar e intensificar as remessas para o exterior.

A queda do dólar se deu pela entrada massiva dos gringos na B3. Isso PODE ser sinal do smart money entrando e PODE significar:
- Brasil entrando novamente em um super ciclo de commodities (igual anos 2000).
- IBOV disparando.
- S&P500 sofrendo uma correção.

Bastante ênfase no “PODE”, isto não é uma recomendação de investimento e o futuro ninguém sabe.




Lutemos a boa luta confrades.

8 comentários:

  1. Engenheiros são de fato conhecidos por servirem para “resolver problemas”.

    Eu já pensei em estudar pra concurso, sou muito bom pra estudar sozinho em casa e aprender as coisas de forma auto didata, talvez eu me desse bem. O problema é que eu estaria entrando na esfera que eu mais critico. Mas ainda assim é algo que ronda minha mente de vez em quando.

    Quanto ao patrimônio acho que o jogo é esse mesmo: no curto prazo pode acontecer qualquer coisa (surgirmos muito, cairmos muito, ficarmos estagnados), mas acredito que no longo prazo o prêmio virá.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa descrição da realidade, MI.
    O mercado de trabalho no Brasil é muito precário mesmo e as poucas empresas que pagam um pouco melhor aproveitam para espremer o máximo possível de seus empregados, que geralmente não têm para onde ir.
    Os 4 caminhos que você citou são realmente "o" roteiro para ficar acima da média no Brasil. Muitos criticam o setor público (instituo mises, e semelhantes), mas infelizmente na realidade brasileira esse é um dos poucos caminhos para se ter esperança de uma vida um pouco melhor. As empresas em geral pagam bem pouco e não há muita perspectiva de melhora, nem de carreira e promoções e aumentos. E o instituto mises não paga minhas contas e nem as de ninguém, então não acho certo alguém deixar de tentar trabalhar pro governo por questão de ideologia. Também pretendo enveredar pros concursos e uma vez dentro do Estado farei o melhor possível para TENTAR resolver os problemas que encontrar e ao menos aumentar um pouco a eficiência do órgão onde venha trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho algum viés libertário, apesar de achar que o anarcocapitalismo seja impossível, é muita inocência achar que todo mundo respeitará o PNA por mágica.
      O Brasil é um moedor de carne humana, ou você deixa o idealismo um pouco de lado, ou é moído.

      Excluir
    2. Eu concordo contigo. Tem alguns libertários que pensam com uma inocência quase infantil. Eu sou da opinião de que, na situação hipotética do estado brasileiro quebrar, os chefões de quadrilhas (traficantes, milicianos, políticos corruptos, assaltantes de bancos, etc) iriam virar pequenos "warlords" comandando vários feudos Brasil afora, e ao invés de sermos servos do estado, nós pessoas comuns acabaríamos sendo servos deles. Afinal, hoje eles têm praticamente todas as armas, munições e o know-how de táticas de guerrilha, enquanto que o brasileiro médio infelizmente nem sabe trocar o espelho da tomada e não sabe viver sem mcdonalds e netflix... aí fica difícil.

      Excluir
  3. Ótimo post MI! Concordo 100% com os 4 caminhos indicados! Em relação à rentabilidade de janeiro todos nós que temos parte do patrimônio dolarizado levamos ferro (a subida das ações não me salvou)... Como você disse a carteira deve ser avaliada como um todo e alguns ativos tem características defensivas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dolarização de parte da minha carteira é um seguro, e assim como um seguro você nunca quer usar.
      Afinal eu moro no Brasil, dólar fora de controle significa alguns se dando bem (exportadores de commodities) e o restante se dando mal (quase tudo é importado).
      Pensando no longo prazo dólar sempre faz sentido para mim, para preservar parte do poder de compra. Isso só não vai acontecer se a inflação for maior e a produtividade menor nos EUA do que no Brasil, algo improvável.
      Abraços.

      Excluir
  4. Rapaz rentabilidade de 33% e inflação de 31% mostra que investir no brasil é jogar no nível hard. Dolarizar a carteira virou necessidade, não tem para onde correr. É focar na constância e seguir firme.

    abs
    Chavão

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bom!

    Eu sempre gostei da ideia de concurso, mas sou um inútil completo para esse tipo de prova. No máximo seria competitivo em prefeiturazina de salário de 3k hahahaha' ai não dá (ou dá?)

    O Mago escreveu muito bem ali encima e eu concordo; o emprego no Brasil é muito precário e as empresas costumam se aproveitar para deixar o funcionário refém do salário e do risco de desemprego. Se tem um negócio que sou terrivelmente contra é essa campanha do Mises e dos "liberalóides" dizendo que tem que tirar direito do trabalho e que assim a vida dele vai melhorar e ganhar mais, mentira! Vai é ser mais fudido ainda.

    A bizarrice da ideia de acabar com a multa na demissão dos funcionários com a desculpa de que isso geraria emprego (????) é só um exemplo do quão tóxico esse povo é.

    Medicina é o passaporte da riqueza nesse país.

    Sobre investir nos EUA e em dólar, acho que quem não investe está errado. O dólar é a reserva mundial, os governos de nações de todo o mundo investem suas economias no tal do dólar norte-americano e títulos americanos. Um Zé Mané do Bostil não pode se deixar elvar e precisa investir também!

    Abraços
    Pi

    ResponderExcluir