terça-feira, 3 de março de 2020

Qual o preço da liberdade? E atualização do patrimônio de FEV/2020

Desde muito cedo eu aspirei por liberdade, por independência. Mesmo com 7 anos ficava sozinho em casa enquanto meus pais trabalhavam, na primeira série do primário pegava sozinho dois ônibus e me deslocava 30 km para ir a escola.

Meu irmão é muito diferente de mim. Perguntei ao meu pai porque nós fomos criados de forma tão diferente. Ele respondeu simplesmente que seria impossível nos criar de forma igual, uma vez que desde sempre tínhamos aspirações, personalidades e habilidades diferentes.

Na juventude esse desejo de liberdade cresceu, como é natural em todo jovem.
Eu observava nas pessoas do meu convívio esse desejo por liberdade, e suas facetas mais visíveis: revolta contra o sistema; beber, fumar e usar drogas; arranjar uma namorada e sair o mais rápido possível da casa (e das regras) dos pais. Acontece que o sistema é bruto e ele usa o desejo das pessoas contra elas próprias.

Consegui com observação e ao longo do tempo perceber que cada escolha vinha atrelada de forma inseparável a consequências e que isso é impossível de ser evitado, é assim a natureza das coisas.
Muitos dos que buscavam liberdade via os prazeres do álcool, do cigarro e das drogas, foram enfim escravizados por esses prazeres.
Aqueles que ansiavam deixar a casa dos pais logo se juntaram com alguém e tiveram filhos muito cedo, o que atrapalhava muito os estudos e os fazia aceitar empregos mais precários. O que culminava com eles voltando a morar com os pais (ou numa casinha no terreno dos sogros, agora numa situação muito pior e com menos liberdade).

A questão é que a liberdade tem um preço, como se todos fôssemos escravos e tivéssemos que comprar a nossa própria alforria. Querer a liberdade sem planejamento provavelmente vai te levar a uma falsa sensação de que a conquistou, para em pouco tempo ser preso novamente, dessa vez com amarras muito mais fortes.


“Quem é você? Você acha que sabe, mas talvez não saiba. Você não é, por exemplo, nem seu próprio mestre, nem seu próprio escravo. Você não consegue dizer facilmente a si mesmo o que fazer e forçar a sua própria obediência.” - Jordan Peterson - 12 Regras para Vida.


Atualização do patrimônio de FEV/2020

Patrimônio = R$ 920’285,22
Aporte = R$ 1273,24 (0,14% patrimônio)
Rentabilidade = -1,94%
Inflação = 0,40%
CDI = 0,38%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 30,14%
Inflação acumulada = 9,66%
CDI livre de IR acumulado = 11,56%
CDI + Inflação = 21,22%

Foi um banho de sangue na renda variável nesse mês de fevereiro. A melhor dica a ser seguida é: esqueça as variações e siga o plano. O que vai te enriquecer é o aporte e o tempo.







Boa caminhada rumo à IF confrades!

2 comentários:

  1. Show mendingo. Também leu 12 regras para a vida? estou lendo pela segunda vez em menos de 3 meses e que livro sensacional. O Melhor que já li na minha vida. Pretendo fazer uma resenha no meu blog, para que mais pessoas possam conhecer essa obra prima.

    Eu acho que esse Livro é tipo uma 3° Biblia, depois de Pense e Enriqueça.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler. Acho que o livro começa espetacular, mas vai perdendo a força mais para o final. Considero sim uma excelente recomendação de leitura.

    ResponderExcluir