quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Atualização do patrimônio de NOV/2021

“Nada é permanente, exceto a mudança.” - Heráclito.


Patrimônio = R$ 1’202’652,59
Aporte = R$ 3226,14 (0,27% patrimônio)
Rentabilidade = -0,96%
Inflação = 0,76%
CDI = 0,59%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 34,38%
Inflação acumulada = 29,33%
CDI livre de IR acumulado = 16,37%
CDI + Inflação = 45,70%

Brasil há 18 meses ininterruptos com juros reais negativos (CDI – Inflação abaixo de zero).
Minha própria carteira andando de lado há um ano, renda variável patinando e derretendo, não é fácil ser investidor. A impressão que eu tenho é que meus aportes servem apenas para alimentar o fogo e tudo está virando cinzas. Dos últimos 12 meses, 5 apresentaram rentabilidade negativa.

O caso dos FIIs é especialmente emblemático, o número de investidores cresceu muito nos últimos anos. Mas não eram investidores que conheciam o ativo e acreditavam nele, e sim, investidores que foram empurrados para fora da renda fixa pelo juro baixo e acreditaram que FII eram uma “renda fixa turbinada”. Esses investidores tomaram uma porrada tão forte na cabeça que não voltam tão cedo para a renda variável.

Assim dois movimentos, a dinâmica normal de preços dos FII com o aumento dos juros e a saída desesperada dos arrependidos, atuam em sinergia para criar uma situação bizarra. Vou exemplificar a situação como se minha carteira de FII fosse apena um imóvel.

Imagine que você comprou um imóvel por R$440k. Esse imóvel te paga um aluguel de R$3350; tem uma ótima localização e um excelente inquilino. Você vê o seu vizinho vendendo um imóvel igual ao seu por R$342k, você acha estranho, será que ele está vendo alguma coisa que você não? Você faz os cálculos e vê que para construir um novo imóvel de mesmo padrão na mesma região custa hoje R$650k. Você fica desesperado e vende o seu imóvel pelo preço que o seu vizinho está vendendo, ou você compra o dele? Pois esse dilema é o apresentado pelos FII hoje.

Não é indicação de nada, mas eu estou comprando o imóvel do vizinho. Acho que o “eu” daqui a 10 anos vai agradecer o eu de hoje por ter tomado essa decisão, assim como o eu de hoje agradece ao eu de 10 anos atrás pelos investimentos realizados.

Hoje recebo R$3300/mês de rendimentos dos FII e nesse mês isso significou dobrar o aporte, ou seja, eu aportei como alguém que recebe o dobro do meu salário. E mesmo sabendo que eu não posso utilizar esse rendimento todo em caso de aposentadoria e tenho que reinvestir uma parte, fazendo uma simulação versus o tesouro IPCA+, para obter os mesmos resultados dos FIIs com o preço de hoje seria necessário conseguir um título IPCA+9,5%aa.







Boa caminhada rumo à IF confrades!

5 comentários:

  1. Olá, realmente não é fácil, o Brasil passa por um longo período de baixa, se olhar o Ibov em dólar fica claro que nunca se recuperou depois de 2008. Se tivesse como voltar no tempo não teria comprado ações no Brasil nesse período, apesar que teve um bom momento ali no meio... eu só rezo para que isso não se repita nos próximos 10 anos. Na parte dos FIIs, é realmente complicado, também acredito que vai melhorar quanto o juro inverter e começar a cair de novo, mas não sei dizer quando isso vai acontecer, depende muito de controlar a inflação e gastos públicos, talvez uns tenhamos uns 2 anos de boas oportunidades para comprar barato, mas com mercado cada vez mais louco, a hora que resolver subir é capaz de subir tudo em um mês e depois fica de lado haha

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Fala Mendigo!!!!

    cara esse mês eu concordo 100% com vc....sobretudo no seu comentário sobre os FII's ....eu particularmente estou com 40% da carteira em FII e estou comprando mais conforme vai caindo. Com relação aos aportes, é essa sensação mesmo...rs...parece que vc está queimando o dinheiro. Liquidei toda minha carteira de ações em Agosto....só volto após derreter em 2022.

    Abraço !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Mendigo! Concordo com você...FIIs são a oportunidade do momento... 100% dos meus aporte de novembro foram em FIIs. Pensando no longo prazo faz muito sentido. Tenho apenas 10% da minha carteira em FIIs, mas estou estudando aumentar um pouco a participação na carteira objetivo. Que venha dezembro!
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pensamos parecido, Mendigo. Ao contrário da renda fixa, FIIs geram renda de verdade, os aluguéis. Eu sinceramente não me importo com o preço, só quero ter mais cotas de FIIs (segundo o meu critério pessoal de só comprar FII de tijolo, multi imóvel e multi inquilino, é claro) e ver minha renda de aluguéis aumentando todo mês. Hoje recebo pingados, amanhã receberei uma "mesada", depois um "salário" e um dia estarei no seu patamar de 3 salários mínimos. Pra mim isso é o que importa nos FIIs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da analogia de imóveis e FIIs.

    Acredito que nesse momento de queda está sendo possível comprar rendimentos melhores por um preço mais baixo.

    O que me deixa mais frustrado na indústria de FIIs é a dificuldade que sinto em encontrar bons fundos e com boa gestão. Eu vasculho, vasculho e nunca consigo fechar uma lista de boas opções.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir