terça-feira, 1 de outubro de 2019

Dom natural versus meritocracia e atualização do patrimônio de SET/2019

Existem dons intrínsecos ou tudo pode ser aprendido?
Acho um erro pensar que é uma coisa ou outra, quando ambas parecem estar certas.
Tudo pode ser aprendido e ao mesmo tempo há limites que são naturais a cada pessoa.

Um exemplo, qualquer pessoa pode treinar para correr os 100 m rasos, mas mesmo treinando com muito afinco e por muito tempo, apenas uma porcentagem muito pequena de pessoas poderia ser mais rápida que Usain Bolt.

O que o Bolt tem é mérito ou dom natural?
Onde reside essa vantagem? Numa constituição específica dos músculos? Numa capacidade pulmonar ímpar? Ou é tudo apenas esforço?
Vou chamar de talento a capacidade de fazer algo com maestria.

Talento parece surgir de uma espiral virtuosa. A pessoa tem um dom intrínseco, exercer essa atividade traz prazer, o que vai levar ela a se dedicar mais a isso e por consequência amplificar esse dom natural.

E onde entra o mérito nisso? Unicamente em transformar dons em talentos, pois é perfeitamente possível ignorar e desperdiçar os seus dons. Daí o porquê do autoconhecimento ser um dos melhores conhecimentos.

Estão erradas então tanto a esquerda quanto a direita. A esquerda por pregar que todos somos iguais, não somos. E a direita por pregar que tudo é mérito, não é.


Atualização do patrimônio de SET/2019

Patrimônio = R$ 867’380,50
Aporte = R$ 6’235,09 (0,72% patrimônio)
Rentabilidade = 2,37%
Inflação = -0,09%
CDI = 0,50%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 27,79%
Inflação acumulada = 7,15%
CDI livre de IR acumulado = 9,79%
CDI + Inflação = 16,94%






Boa caminhada rumo à IF confrades!

5 comentários:

  1. De fato o mote da esquerda de que todos devem ter as mesmas oportunidades e iguais condições de trabalho é obviamente absurdo, uma utopia propriamente dita. Essa premissa é a base toda a sua ideologia, e nisso eles estão errados.

    Quanto ao mérito eu acredito que o que a "direita" (é difícil generalizar isso) diz que o sucesso deve vir do mérito, do seu esforço como indivíduo, e não de esforços do governo. Isso porque sabemos que quando o governo (isto é, um grupo de pessoas) tem o poder de favorecer alguém, eles favorecem os amigos do rei, a ascensão desses amigos não é fruto do mérito pessoal, e sim desses ajeitadinhos.

    Por fim, quando você diz "E onde entra o mérito nisso? Unicamente em transformar dons em talentos".. Cara, isso não é pouca coisa, é um baita esforço, não acha? Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu com certeza estou mais a direita no espectro político, acredito que a solução passa mais pelo indivíduo do que pelo governo, mas acreditar que que a solução é apenas o indivíduo é tão utópico quanto o coletivismo bovino da esquerda. E sim com certeza transformar dons em talentos não é pouca coisa. Apenas com uma população talentosa teremos chance de um Brasil melhor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pelo blog. Ótimo conteúdo. Graças à iniciativa de AA40, também criei o meu ( https://www.menteinvestidora.blog.br ). Vou colocar o link do seu no meu blog. A luta continua! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post só não entendi porque da apostrofe no lugar dos pontos hahaha.

    vou adicionar na blogroll

    ResponderExcluir
  5. ótimo post, a governo tem apenas que simplificar as coisas para o povo, a partir daí todo mundo pode ter as mesmas chances de crescer e se desenvolver, de todas as ideologias, a esquerda com certeza é a pior rssr

    ResponderExcluir