domingo, 1 de setembro de 2024

Puxei o gatilho e atualização do patrimônio de AGO/24

“Nenhum arrependimento muda o passado, nenhuma ansiedade te prepara para o futuro.” - Bastter

Puxei o gatilho, como dizem os gringos, pedi demissão do emprego e estou cumprindo aviso prévio.
Impressionante como uma coisa planejada por 20 anos pode parecer meio impulsiva.
Bom, agora sabemos qual é minha tolerância a trabalhar sem precisar, bem baixa, desde que descobri que tinha atingido o número da IF eu consegui ficar apenas 6 meses, quando a previsão inicial era um ano. Dizem que apenas quando a situação se apresenta de verdade é que você tem a chance de se conhecer, então agora eu sei que não sou aqueles que vão ficar no “só mais um ano” e enrolando para abraçar a independência financeira.

Vários fatores foram se acumulando e fizeram eu tomar a decisão:

Risco assimétrico de perder parte da renda.
Esse se apresenta mais na minha previdência privada, pois a renda que virá dela depende do saldo.
Quase tive um treco quando teve uma queda expressiva na bolsa do Japão que parecia ser um crash generalizado do mercado.
Isso me afeta assim, hoje a cada mês que eu fico trabalhando, eu aumento a renda em R$65 por mês. No entanto, em caso de uma crise que leve os ativos a desvalorizar 10% eu perco R$500 por mês por 20 anos.
Então ficar trabalhando um mês a mais pode me fazer receber menos renda.

A proximidade da aposentadoria faz que eu não queira mais pegar jogo difícil.
Meu trabalho, guardadas as devidas proporções, é semelhante à de um piloto de avião. No geral é tranquila, enfadonha, cansativa; mas em alguns poucos momentos pode ser desesperadora. É uma mistura pouco saudável de tédio com stress.
Há alguns dias quando eu chegava para pegar o meu turno e é possível, por alguns indicativos, saber se as coisas estão tranquilas ou complicadas antes de entrar na planta industrial. Eu vi que as coisas estavam complicadas ainda no transporte e comecei até a passar mal, já antevendo o stress e o trabalho que eu teria naquele dia. Não pude deixar de pensar “por que me submeter a isso quando eu não preciso?”.

Chatices normais do dia a dia.
Deu pra ver que eu fui ficando cada vez mais intolerante as chatices normais do trabalho, supervisor com picuinha para marcar as férias, pressão para que eu viesse trabalhar nas folgas (essa é curiosa, pois a maioria dos outros colegas gosta disso para receber horas extras). Enfim, coisas normais de todo trabalho que normalmente você engole, eu simplesmente apenas não estava mais disposto a engolir. Isso pode parecer coisa de mimado, e eu acho que é exatamente isso, ter a possibilidade de não aceitar mais esse tipo de coisa me deixou mimado. Mas esse não é todo o ponto da IF? Ter liberdade para escolher o que você aceita e o que você não aceita.

Eu sou uma pessoa reservada, mas o fato de ter pedido demissão caiu muito forte na rádio pião. Demissão onde eu trabalho é muito raro, a ponto de nesse 16 anos de trabalho eu só ter visto uma pessoa que pediu demissão e ouvir histórias de outra em outro setor. A ponto de ter pessoas que nunca falaram comigo me abordando e histórias absurdas de que eu teria brigado com o gerente. Virei um entretenimento passageiro na vida dos outros, huehue.
Uma das interações curiosas aconteceu com um cara que veio confirmar comigo se eu tinha realmente pedido demissão e ficou todo empolgado dizendo que queria pedir demissão também, que queria estar no meu lugar. Quando eu falei que isso era fruto de um planejamento de 20 anos foi triste ver o cara murchando. Ele certamente queria ser eu agora, mas não queria ser eu nos 20 anos de batalha que tornaram isso possível. Acho que vou começar a falar que o tigrinho tá pagando muito, para manter a ilusão das pessoas de que existe um caminho fácil e rápido.

Entrando em uma discussão filoso espiritual, ter que trabalhar foi uma das punições de Deus pelo pecado original. Alcançar a IF anula essa punição? Que delicias me aguardam na reconquista do Éden? E que serpentes espreitam?


Patrimônio de AGO/2024

Patrimônio = R$ 2’072’208,05 (+786’525 na PP)
Aporte = R$ 9’429,43 (0,45% patrimônio)
Rentabilidade = 0,48%, acumulado 12m = 20,98%
Inflação = 0,22%, acumulado 12m = 3,93%
CDI = 0,87%, acumulado 12m = 11,22%

Rendimento dos FII = R$ 5’117
Previsão da renda da PP = R$ 5’042
Total = R$ 10’159
Renda máxima utilizável (TSR 3,9%) = R$ 9’291




Ad augusta, per angusta.

32 comentários:

  1. Você tomou uma decisão corajosa, mas bem planejada e aguardada. Parabéns pelo início da sua independência financeira!

    O ambiente de trabalho também me incomoda bastante, mas por enquanto estou lidando com isso da melhor forma possível.

    Dei boas risadas com as histórias da rádio pião que você contou 😂.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu levava o trabalho numa boa, foi os finalmentes da IF que me tornaram mais mimado. Graças a Deus, pois seria impossível trabalhar por anos com a mentalidade de agora.
      Abraços.

      Excluir
  2. "reconquista do Éden" - só se vc também tivesse obtido imortalidade kkkkkk

    parabens pela longa disciplina

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um exagero, uma brincadeira, com o pessoal que acha que alcançar a IF é automaticamente resolver todos os problemas da vida.
      Abraços.

      Excluir
  3. Parabéns pelo importante passo dado, Mendigo! Aguardo relatos da vida pós-conquista da IF e pós-demissão!
    Meu sonho, pedir demissão do meu trabalho... entregar minha cartinha no "RH"... em termos de $$$ ainda estou longe, mas continuo buscando. Se eu conseguir passar em algum concurso, já é um caminho - pelo menos consigo pedir demissão. Aí o próximo passo vai ser reforçar os aportes com trabalhos de freelance / aulas particulares / vender coisas no mercado livre / (e qualquer outra idéia que eu tenha para renda extra) para então alcançar pelo menos uma semi-IF (Tranquilidade Financeira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedir demissão é muito bom. O chefe só fica com cara de bunda quando percebe que não tem mais poder algum sobre você.
      Abraços.

      Excluir
  4. Caraca!

    Que top, meus parabéns Mendigo, finalmente deu esse passo tão aguardado!

    Aproveite a vida e não deixe de nos trazer novidades!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos que vamos. Vou tentar deixar um registro da jornada, mesmo que não dê certo.
      Abraços.

      Excluir
  5. Parabéns pela sua trajetória, você é uma pessoa admirável. Não tenho hábito de escrever aqui, mas não perco jamais um post seu, sempre com pensamentos organizados e muita disciplina, gosto muito da sua honestidade na escrita. Eu me vejo muito muito muito em você, ainda estou bem longe do meu valor IF, mas sigo aos tiros, porradas e bombas. Vamos ver até quando eu aguento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Tendo disciplina por tempo suficiente a IF vem.
      Abraços.

      Excluir
  6. Sensacional Mendigo!
    Vc agora tem a liberdade de trabalhar com o que quiser na hora que quiser.
    Curioso o fato da previdência privada. De fato, como é um fundo, o fundo poderia cair e seus rendimentos nela cair também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu devo transformar essa PP em renda até o fim desse mês, ou seja, até lá estou correndo risco. É muito azar se acontecer bem agora, mas sabe como funciona a lei de Murphy.
      Abraços.

      Excluir
  7. Uau, que postagem! Isso aqui é um marco que raramente vemos acontecer "ao vivo" aqui no blogosfera. Parabéns, Mendigo!

    Você já deve ter postado aqui mas não entendi bem como funciona seu racional pra IF: a sua PP vai te pagar essa renda que você descreveu mensalmente a partir do momento em que você para de trabalhar? Ou só daqui a X anos (algum tipo de carência, sei lá)?
    Você pretende ir consumindo o principal ou vai viver apenas de proventos menos reposição de inflação?

    Espero que continue postando pra podermos ir acompanhando essa experiência que imagino que todos aqui buscam.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas regras do fundo eu só poderia começar a receber daqui 5 anos, então eu vou portar o saldo para outra seguradora e começar a receber já. Devo fazer postagens no futuro detalhando, mas inicialmente vou viver da renda dessa PP + rendimentos dos FIIs.
      Abraços.

      Excluir
  8. Caro Mendigo, meus parabéns! Nunca tinha escrito aqui mas acompanhava também seus posts mensalmente. Apesar de não te conhecer, fiquei muito feliz por vc ter conquistado a IF, primeiro porque é sempre legal ver alguem chegando lá em tempo real, e com numeros realistas (diferente de quem acha que só vai alcançar a IF com 10 milhoes e olhe lá), e segundo porque tem muitas semelhanças na sua trajetória e das suas estrategias com as minhas. Por exemplo, tambem pretendo usar a renda dos FIIs como fonte principal, sem deixar de respeitar a regra dos 4% (alvejando 3.5%) do total do portfólio.
    De todos os medos de quem ainda está no trajeto para quando se "aposentar", os mais comuns sao : 1) se sentir sem propósito na vida sem a rotina do trabalho , 2) ter errado nos cálculos e passar "aperto" financeiro com o passar dos anos, 3) ter muita dificuldade de mudar abruptamente a chave de "poupador" para "gastador", nao em relação a superfluos, mas simplesmente porque vai parar de entrar os aportes gordos e ter que gastar do portfolio. Confesso que o terceiro é q acho q que terei mais dificuldade , e corro o risco de querer continuar economizando.. (Por isso até gosto dos FIIs pela questao psicologica de vc continuar recebendo um "salario" ao inves de vender ativos). E vc, acredito que se preparou psicologicamente para essas questões, mas queria saber se tem algum desses medos. Estou curioso para ver seus relatos a partir de agora. Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho os 3 medos e ainda mais medos. Acho que é impossível não sentir medo nessa fase de transição, tudo é muito novo e o caminho FIRE é tão de nicho que eu não conheço ninguém pessoalmente que tenha seguido. Conheço o contrário, pessoas que já têm mais do que o suficiente e continuam trabalhando. Estou em paz com a minha decisão, não quero ser um desses.
      Abraços.

      Excluir
  9. Parabéns pela coragem Mendigo,
    Eu cheguei no meu FIRE inicial e fiquei com medo e aumentei meu FIRE, agora não sei o quanto mais vou ficar aumentando. Mas eu acredito que pelo menos mais um ano para eu vender todas as empresas e começar a minha transição de carreira. Vai nos relatando como está sua vida de IF, tenho muita curiosidade.
    Fiquei feliz de estar participando deste movimento e receber essa notícia de alguém. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse o monge budista "Não tenha pressa, mas não perca tempo". O legal da busca pela FI é tornar tudo mais opcional e não mais obrigatória.
      Abraços.

      Excluir
    2. Eu tenho convicção que para atingir o numero E se declarar FIRE, nao basta só ganhar bem, nem só ser frugal e ter taxa de poupança elevada, ou saber investir bem.. o mais fundamental é odiar o seu trabalho. Se vc nao chegar no ponto em que ache seu trabalho insuportavel, a tendendcia é continuar trabalhando, primeiro pq é mais seguro e "natural", e segundo pq é mto gostoso ver seu patrimonio aumentando mês a mês

      Excluir
  10. Que mês! Por mais que você tenha falado que estava próximo, acho que surpreendeu todo mundo. Parabéns pela disciplina e coragem!

    Acho interessante a sua clareza em entender que o tempo não volta e, por isso, vale ouro. Assim você não se ilude com a possibilidade de juntar mais, como ocorre com muitos na comunidade FIRE.

    Vai ser muito bom acompanhar a situação das finanças e, se puder, algo da rotina pós-FIRE.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que eu tenha me preparado acho que no final sempre parece meio brusco, uma grande mudança sem dúvida.
      Abraços.

      Excluir
  11. Grande Mendigo!

    Primeiramente, parabéns por todo o caminho e patrimônio acumulado, só quem está na jornada sabe o quanto é árduo e difícil chegar no tão desejado número FIRE.

    Em segundo lugar, parabéns pela coragem na tomada de decisão. Ainda não cheguei lá, mas creio que tão difícil quanto acumular o patrimônio necessário, seja tomar a decisão de largar o emprego e por consequente a sua principal renda.

    Falando por mim, imagino que não será uma decisão fácil, pois nós seres humanos somos muito orientados por hábitos e quebrar um ciclo de muitos anos de trabalho + aportes e voltar-se para o ciclo de FIRE + usufruto, me levará a um ciclo de insegurança e questionamentos.

    Sucesso na nova caminhada e agora começa um novo ciclo, que é o usufruto do patrimônio construído e curtir a vida FIRE.

    Não deixe de nos atualizar sobre a jornada e gestão do patrimônio e principalmente como será a vida sem a obrigação de trabalhar, esse é um tema pouco falado na finansfera e que irá acrescentar muito a todos que estão na jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A decisão não é fácil, mas a ideia é quebrar o ciclo mesmo. Vou procurar não sumir igual outros que alcançaram a IF.
      Abraços.

      Excluir
    2. Minhas despesas ano passado ficaram em 4k por mês. Esse ano eram para ficar abaixo de 5,5k, mas só vou saber no fechamento do fim de ano. Acho que ficaram abaixo pelo acompanhamento parcial que faço mensalmente.
      Abraços.

      Excluir
  12. Olá mendigo, parabéns pela sua conquista! Acho ótimo o blog e costumo acompanhar.
    Achei por bem comentar aqui sobre previdência privada, já que você mencionou que transformará em renda o que tem aplicado nisso.
    Eu não sei o cálculo que eles fazem da transformação para renda (seria perpétua? ou por x anos?), mas imagino que tenha um custo e seja bastante conservador para que eles não percam dinheiro.
    Não faria mais sentido você mesmo gerir esse volume de previdência privada?
    Existe portabilidade? Você mencionou que não quer correr riscos altos nesse volume, mas há fundos deprevidência com taxa de administração zero que rodam a 100% do CDI com risco mínimo. Basicamente é uma carteira de LFTs. Inclusive a XP estava com uma promoção que se você migrasse recursos de previdência privada para lá eles dariam cashback até certo valor (se não me engano no máximo R$ 2 mil reais).
    Ainda sobre esse assunto, é um PGBL? Regressivo? Progressivo?
    Se entendi corretamente, você não terá renda tributável fora dessa previdência privada a partir do ano que vem. Nesse caso, acredito que utilizar o regime progressivo seria do seu interesse, resgatando até a faixa de isenção do imposto de renda da tabela progressiva. Se considerar gastos de saúde e mesmo um pequeno aporte até 12% em PGBL, é possível resgatar um volume razoável anualmente. Mesmo que descontem o IR na cabeça no resgate, você recupera tudo na restituição no ano seguinte.
    O seu plano é PGBL ou VGBL? Imagino que seja PGBL.
    Não sei se você já sabia das coisas que descrevi, mas achei por bem avisá-lo já que é uma decisão de bastante impacto financeiro para sua vida FIRE. Caso precise de alguma explicação ou ajuda na otimização de previdência privada na vida FIRE fico à sua disposição.
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Eu posso escolher entre renda por tempo determinado (montante / 156 para 20 anos) ou perpétua (montante / 221), escolhi por tempo determinado.
      Meu plano de previdência é daqueles fechados, que o empregador coloca o mesmo tanto que eu, até 12% da renda, eu só conseguiria gerir se sacasse, mas ai é jogar no lixo todo o planejamento tributário de décadas. Eu não posso ir sacando aos poucos, tenho que transformar em renda.
      Meu plano é PGBL (pela vantagem tributária), progressivo (no valor que vou receber terá alíquota efetiva de IR abaixo de 7%).
      Previdência privada tem o nome muito sujo no mercado (até por culpa dos bancos que têm ofertas horríveis), mas essa que o empregador coloca o mesmo tanto que você é muito boa, é dinheiro "de graça", deve ter antecipado minha IF em uns 4 anos. Mas de fato requer um pouco de estudo para se saber o que está fazendo.
      Abraços.

      Excluir
  13. Parabéns pela coragem Mendigo! Apertar o botão é algo que tenho muito receio se conseguirei fazer quando chegar a hora...continue nos atualizando da sua vida pós FIRE...Isso é de grande valor pra nós que estamos no caminho. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai conseguir. Em algum momento temos considerar o tempo mais valioso que o dinheiro.
      Abraços.

      Excluir
  14. Mendigo, e em relação ao INSS? Você pretende continuar contribuindo como facultativo, para nao perder tudo que já contribuiu? Se sim, pretende contribuir com o maximo (pensando em puxar a média pra cima), ou com o mínimo (só para garantir alguma coisa, já que nao temos garantia nenhuma do quanto vamos receber)? Ou um valor intermediario (que acho q é o que eu vou fazer)
    Eu tenho essa duvida pq vou ter que contribuir mais uns 20 anos como facultativo, e penso que até lá vao ter tantas reformas que o valor a receber tende a ser pouco, mesmo tendo sempre contribuido com o teto, entao valeria a pena contribuir logo com o minimo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INSS só contribui quem é obrigado. Eu tenho 16 anos de contribuição e tenho direito (até o momento) a uma aposentadoria por idade aos 65 anos, recebendo 60% da média dos salários de contribuição.
      Não vou fazer novas contribuições, pois contraintuitivamente, cada contribuição que eu fizer pelo valor mínimo diminui minha aposentadoria, por diminuir a média dos salários de contribuição.
      Qualquer outro tipo de contribuição não faz sentido, é jogar dinheiro bom em coisa ruim. Previsão é que em 20 anos tenham 2 pessoas trabalhando bancando cada aposentado, chance zero de que dê bom para quem depende só disso. Vão pagar um salário de fome para todo mundo.
      Abraços.

      Excluir
    2. Acho q vc tem razão.. eu pensava em continuar contribuindo com algum valor pra porcentagem aumentar (ja que a cada ano a mais de 20 anos aumenta em 2% essa media de 60%) e pra nao reduzir a media teria que contribuir sobre o teto (e facultativo paga 20%, o q dá hoje 1557 reais) mas o futuro do inss é tao nebuloso que talvez seja melhor abstrair mesmo e receber o que vier, que certamente será pouco. Valeu

      Excluir