quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Analise do rendimento dos FII. E atualização do patrimônio de NOV/23.


“O homem certo no lugar errado pode fazer toda a diferença no mundo.” - G-Man


Utilizando o https://simularcarteira.com.br/ é possível acompanhar a rendimento total dos FII (valor da cota + rendimentos) também considerando o reinvestimento dos rendimentos, além disso é possível simular algo bem mais próximo da realidade que são aportes mensais e não apenas um aporte no início. Para comparar montei uma carteira teórica de benchmark com 50% IMAB5 / 40%CDI / 10%VT. Esse benchmark não apresenta retorno anual negativo em nenhum dos períodos analisados, sendo assim muito mais seguro do que investir em FII, logo os FII deveriam dar retornos maiores pelo risco a mais, certo? Não é assim que a banda toca.

Primeiro analisei os FII que eu tenho.

FII

Anos

%a.a acima Benchmark

CACR11

3

4,22

TGAR11

6

1,33

HGRU11

5

1,22

MALL11

5

0,99

VIISC11

6

0,66

MFII11

10

-0,37

RECR11

5

-0,72

RBED11

11

-0,77

XPSF11

3

-1,88

MAXR11

11

-2,38

HGBS11

15

-2,57

BPFF11

10

-2,64

RBRF11

6

-3,55

ITIP11

2

-3,58

HFOF11

5

-4,42

JSRE11

12

-4,52

MGFF11

5

-5,54

XPIN11

5

-5,89

DEVA11

3

-11,71

HCTR11

4

-11,99

Foram poucos com mais de 5 anos de existência que ganharam do benchmark, alguns perderam vergonhosamente. Será que o Mendigo tem dedo podre para escolher os ativos?

Fiz então a análise dos FII com maior patrimônio.


FII

Anos

%a.a acima Benchmark

HGLG11

12

0,18

XPLG11

5

-0,64

KNIP11

7

-0,78

KNRI11

6

-1,16

XPML11

5

-1,44

BTLG11

3

-1,70

KNCR11

11

-2,32

IRDM11

5

-3,29

CPTS11

9

-3,70

BRCR11

11

-6,00


Apenas um ganhou do bechmark e por pouco.

Antes de sair vendendo desesperadamente os seus FII, repetindo chavões do tipo “rendimento de renda fixa e risco de renda variável”, vamos analisar essa simulação, o que ela nos diz?

Como ela funciona comprando o ativo todos os meses, ela nos diz primordialmente que poucos FII você pode comprar sem olhar o preço, a maioria deles só terá um bom rendimento comprando em períodos de baixa. É falar o óbvio, dizer que preço importa, que comprar os FII quando o mercado está bombando e os P/VP estão esticados é pedir por resultados medíocres.

Como curiosidade eu fiz essa análise para 4 ETFs de ações:

PIBB11 – 15 anos – -2,10

BOVA11 – 14 anos – -2,61

DIVO11 – 11 anos – 0,05

IVVB11 – 6 anos – 3,31


Mas Mendigo, como eu faço para acertar a hora de comprar os ativos?

Ficar tentando acertar o futuro é bem ingrato, quando olhamos as crises passadas é fácil falar que deveria ter comprado na crise de 2008, muito mais difícil é realmente comprar durante as crises quando você é bombardeado por notícias de que o mundo vai acabar.

Eu acredito muito mais na alocação de ativos, onde você monta uma planilha com vários ativos de classes diferentes, arbitra uma porcentagem do seu patrimônio como objetivo para aquele ativo e faz o aporte no ativo que está mais defasado. Isso meio que força você a comprar os ativos que estão mais baratos naquele momento.


E vocês, ainda acreditam em FII? Ou o conforto de ter um dinheiro pingando na conta todo mês cobra um preço muito alto em perda da rentabilidade?


Patrimônio de NOV/23

 

Patrimônio = R$ 1’599’082,52

Aporte = R$ 8’895,53 (0,56% patrimônio)

Rentabilidade = 3,31%, últimos 12m = 11,48%

Inflação = 0,37%, últimos 12m = 1,41%

CDI = 0,87%, últimos 12m = 12,68%


Investimentos voaram esse mês, será o rally de fim de ano?

Tirei férias nesse mês. Uma semana em um resort, a gente quer parar de trabalhar e não fazer nada, entretanto depois de 4 dias de descanso puro, parece que mais descanso apenas não satisfaz.

É igual à história do cara que vagou horas no deserto quente sem água, então encontra outro viajante que lhe dá um copo de água, e aquele copo é uma dádiva dos deuses, o segundo copo é ainda muito bom, o terceiro é ok, quando lhe é oferecido o quinto copo, ele não vê valor.

Parte da tragédia humana é não dar valor ao que tem em abundância.

Outra coisa tragicômica é como a brasileirice permeia qualquer ambiente, em um resort de mais de 1000 a diária, teve até briga por pão de queijo no café da manhã, como se fossem pessoas passando fome. Como eu fiquei a semana toda pude observar também a diferença de público durante a semana e no final de semana. Durante a semana um pessoal mais velho, aposentado, aproveitando a vida lentamente. No fim de semana, predominantemente casais com filhos, que parecem gafanhotos, querendo afoitamente aproveitar o pouco tempo de descanso. Apesar de viajarem com os filhos, poucos pais querem realmente curtir com os filhos, a maioria quer empurrá-los logo para a equipe de animação do resort.




Ad augusta, per angusta.

10 comentários:

  1. Muito interessante essa análise dos FIIs, Mendigo. Eu sempre entendi que, pela lógica da natureza do que é um FII, ele invariavelmente, no longo prazo, ia ter suas cotas ao menos ajustadas pela inflação e ia te pagar um prêmio através dos dividendos pelo risco a mais que você está tomando. Em um longuíssimo prazo isso faria com que o preço pouco importasse, porém eu cada vez mais estou convencido de que se tem uma coisa que importa nos FIIs é o preço. Me parece que o tempo de retorno de um FII que você comprou a um preço muito alto tende ao infinito (estou falando da minha carteira de FIIs mesmo, hahaha).

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o preço nos FII importa até mais do que nas ações. Uma empresa ainda pode inovar, virar líder em algum mercado, mas imóvel vai inovar como?
      Não sei como os FII se comportam em caso de uma bolha imobiliária, pois a ultima grande valorização dos imóveis foi de 2007 a 2012 e o mercado de FII nessa época estava muito no começo.
      Abraços.

      Excluir
  2. Interessante a análise dos FIIs. Sei lá, pra mim o que importa neles são os pingados de aluguel que recebo mmensalmente. Nem me importo com as quotas. Mas concordo que o ideal seria compra-las ao menor preço possível.

    "Brasileirice" é fogo mesmo. Já testemunhei cada coisa, cada briguinha por coisas pequenas, como os pães de queijo que você mencionou, que me dão até vergonha e mal-estar se eu lembrar. Vi homens adultos, pais de família, dando esporro em garçom na festa de fim de ano da firma porque tinha acabado o whisky, por exemplo. Como se os sujeitos em questão não tivessem grana para comprar uma garrafa que fosse para tomarem sozinhos em casa; Já vi pessoas estressadas porque estava demorando para chegar um pedaço de pizza num rodízio bancado pelo anfitrião,; entre outras cenas vergonhosas. Acho que nossa cultura tem muito essa coisa de "querer aproveitar qualquer oportunidade de pegar coisas de graça, mesmo sem precisar delas". Mas não sei se isso é exclusivo do brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho impressão que isso não ocorre só no Brasil, é como se em uma situação de escassez o ser humano ligasse o modo "farinha pouca, meu pirão primeiro" deve ser uma coisa ligada a instintos de sobrevivência. Talvez aqui o comportamento seja mais exacerbado porque vivemos com mais escassez.
      Abraços.

      Excluir
  3. Muito boa a análise. Eu gosto dos FIIs pela renda mensal (quem não), mas na minha alocação eles não ultrapassarão 15% do patrimônio (hoje está em uns 13%). Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero ter no máximo 15%, hoje tenho 25% porque queria ter logo uma renda que pagasse minhas despesas básicas.
      Abraços.

      Excluir
  4. Brasileiro gosta de coisa imediata, e é isso que eu vejo muito aqui na finansfera, se nao pingar na conta todo mês, o pessoal não acha q ta lucrando e isso vem desde de sempre, desde o costume a comprar imóveis fisicos pra investir ao fato de querer uma casa própria msm que financiado em 30 anos, brasileiro precisa ver o dinheiro e muitas vezes, pra não falar 80% das vezes vejo a galera perdendo ano atras de ano pra CDI, muitas vezes perdendo pra inflação, mas ficam ali com a visão de que o rendimento ta pingando todo mês, FII foi feito pra compor uma pequena parcela da carteira e não pra ser o foco, mas infelizmente a brasileirice afeta até isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, FII deve ser apenas uma parte da carteira, quem dá all in em qualquer classe de ativos está diversificando mal. Meu plano de aposentadoria é híbrido, para que os rendimentos paguem parte da despesa e eu possa deixar a maior parte da carteira intocada e rendendo.
      Abraços.

      Excluir
  5. Mendigo,

    O grande problema que vejo nos FIIs é um antagonismo de interesses entre gestor e cotista.

    Sobre sua experiência no resort é bem assim que funciona mesmo. O brasileiro gosta de brigar igual um animal por qualquer pedaço de pão, nesses ambientes all inclusive acontece o afloramento do pensamento escravocrata da nossa cultura, por isso a necessidade de tratar tão mal os funcionários, o mesmo sintoma acontece em restaurantes, portaria de condomínio e com seguranças, na maioria das situações essas pessoas são tratadas mal só pelo prazer sádico de mostrar sua posição superior socialmente em relação a eles.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, FII que deveria ser mais tranquilo que ação, é rolo em cima de rolo. As taxas já são altas, os gestores poderiam ganhar o seu simplesmente selecionando bons imóveis e colocando o preço certo no aluguel para manter baixa vacância, porém eles ainda ficam fazendo estripulias para ganhar mais, muitas vezes prejudicando o cotista.
      Abraços.

      Excluir