quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Atualização do patrimônio de JUL/2022

Votos no casamento de hoje:
“Na riqueza e na riqueza, na saúde e na saúde, na alegria e na alegria, até que a morte lhe dê a herança (ou o divórcio, a pensão).”

Patrimônio = R$ 1’243’448,09
Aporte = R$ 8’929,22 (0,72% patrimônio)
Rentabilidade = 1,77%
Inflação = 0,39%
CDI = 1,03%
Rentabilidade acumulada desde dez 2017 = 28,94%
Inflação acumulada = 36,96%
CDI livre de IR acumulado = 22,50%

Finalmente uma rentabilidade positiva depois de uma série de rentabilidades negativas.

Levei 12 anos e 3 meses para atingir o primeiro milhão, pesquisando pela finansfera é esperado que o segundo milhão leve a metade do tempo, assim devo chegar a ele no longínquo 2027. Acumular patrimônio é um jogo de espera mesmo. Como disse Warren Buffet: “Certas coisas levam tempo, você não consegue ter um filho em um mês engravidando 9 mulheres.”

2027 significaria mais 5 anos trabalhando, não gostaria de trabalhar por mais 5 anos. Incluindo meu plano de aposentadoria privado, que não está computado no meu patrimônio esse tempo cairia para 2 anos e meio, bem mais palatável. O ultimo plano de demissão voluntária que teve onde eu trabalho foi em 2016, baseando-se nos valores pagos, caso tivesse um PDV hoje eu pegaria e seria feliz me aposentando agora. Caso o Bolsonaro se reeleja é bastante provável que haja o PDV, caso seja o Lula, o PDV fica bem incerto.





Lutemos a boa luta confrades.

4 comentários:

  1. Mendigo, você pretende se aposentar com 2M? Você pode compartilhar seu racional pra isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei a metodologia Taxa Necessária para Remuneração do Patrimônio.
      Deu uns R$2'135'000 de patrimônio necessário para um gasto de R$5540 / mês até os 85 anos.
      Mais detalhes no post: https://mendigoinvestidor.blogspot.com/2022/03/taxa-necessaria-para-remuneracao-do.html

      Excluir
  2. Fala, Mendigo...

    PDV a depender da proposta, pode ser tentador mesmo.

    Mas te falar, chegando perto dos 40, e não tendo comprado bitcoin a 1000 reais, os concursos públicos com aposentadoria integral estão me parecendo uma ótima opção!!!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir